4.9 C
Canoas
01 de julho de 2025

Procon e Inmetro fiscalizam balanças do Zaffari; Entenda

Zaffari informou que abriu sindicância após o ocorrido

Procon RS e o Inmetro (Instituto Nacional de Meteorologia, Qualidade e Tecnologia) fiscalizaram as balanças do Zaffari, no Bourbon Shopping de São Leopoldo. A ação ocorre após um vídeo mostrando divergência entre o peso dos produtos com o apontado na balança.

Em publicação feita por Duda Fetzner nas redes sociais, ela pesou produtos comprados na filial do Zaffari de São Leopoldo. A balança mostrou diferenças superiores a 200 gramas. No dia seguinte, a jovem retornou a loja e publicou outro vídeo dizendo relatando que a rede a ressarciu em R$ 28. Além disso, ela testou a balança que estava certa.

LEIA MAIS:

Durante a fiscalização, equipes do Inmetro e Procon realizaram novas aferições nos equipamentos e concluíram que as balanças estavam funcionando normalmente.

O que diz o Zaffari?

Procurado pela reportagem da GBC, o Zaffari informou que realiza os procedimentos de pesagem de alimentos em todas as lojas da rede “rigorosamente dentro da legislação, utilizando balanças aferidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (InMetro), que exibem o selo do órgão e possuem lacres invioláveis conforme determinado por lei”.

Além disso, sobre o caso ocorrido na filial de São Leopoldo, o Zaffari informou que realizou uma sindicância interna e não constatou erros nos equipamentos.

Leia nota na íntegra

“O Grupo Zaffari, empresa que atua no setor de varejo há 90 anos, informa que os procedimentos de pesagem de alimentos em todas as 41 lojas de sua rede supermercadista são realizados rigorosamente dentro da legislação, utilizando balanças aferidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (InMetro), que exibem o selo do órgão e possuem lacres invioláveis conforme determinado por lei, sendo que as balanças são unicamente acessadas pela Toledo do Brasil, fornecedora de reputação internacional credenciada pelo InMetro. A empresa reforça, portanto, que não possui acesso ao equipamento nem autonomia para realizar reparos, manutenção ou qualquer tipo de interferência.

Cabe ainda ressaltar que, por rotina, as balanças de toda a rede são mensalmente verificadas pela fornecedora credenciada, recebendo laudos técnicos individuais que certificam as condições do equipamento, e que, especificamente na loja onde a situação mostrada no vídeo ocorreu, as balanças foram conferidas e aprovadas no dia 23 de janeiro de 2025 e na terça-feira, 11 de fevereiro de 2025. Nas duas verificações, a fornecedora certificou o funcionamento correto dos equipamentos e não constatou irregularidades, tendo as balanças em questão recebido laudo positivo.

Ainda após o ocorrido, a empresa realizou uma sindicância interna onde não constatou erros nos equipamentos. Nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, a loja recebeu a visita do Procon RS e também do InMetro, que realizaram aferições nos equipamentos e certificaram as condições de funcionamento das balanças em operação no local.”

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS