Cientistas chineses descobriram um novo tipo de coronavírus em morcegos, que pode ser transmitido para humanos. Esse vírus utiliza o mesmo receptor que o causador da Covid-19, o Sars-CoV-2, para infectar as células.
Os cientistas encontraram pela primeira vez a nova linhagem do coronavírus, chamada HKU5, em um morcego em Hong Kong. Ela integra o subgênero merbecovírus, o mesmo do vírus da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers).
Os pesquisadores revelaram que o novo coronavírus pode se ligar à enzima conversora de angiotensina humana (ACE2), o mesmo receptor utilizado pelo Sars-CoV-2.
Em um estudo publicado na revista Cell na última terça-feira (18), os cientistas detalharam como o vírus HKU5-CoV pode se ligar não apenas ao ACE2 de morcegos. Mas também ao ACE2 humano e a variantes desse gene encontradas em outros mamíferos.
Os cientistas descobriram que o vírus pode se transmitir diretamente de morcegos para humanos ou por meio de hospedeiros intermediários.
Apesar de alertarem para a necessidade de monitorar o vírus, os pesquisadores destacam que, embora o HKU5-CoV tenha uma eficiência de transmissão “significativamente inferior” à da Covid-19, não se deve subestimar o risco de uma pandemia global.
Cientistas das Academias de Ciências de Guangzhou, da Universidade de Wuhan e do Instituto de Virologia de Wuhan realizaram o estudo em um laboratório na cidade de Guangzhou, na província de Guangdong.
LEIA MAIS:
- Cientistas encontram embrião fossilizado de dinossauro de 70 milhões de anos em ovo
- Metapneumovírus: Brasil registra dois casos
- Vacina promete deixar comer tudo e não engordar; Entenda
