22.5 C
Canoas
22 de fevereiro de 2025

Descoberto na China novo coronavírus transmissível a humanos

Os cientistas descobriram que o vírus pode se transmitir diretamente de morcegos para humanos ou por meio de hospedeiros intermediários

Cientistas chineses descobriram um novo tipo de coronavírus em morcegos, que pode ser transmitido para humanos. Esse vírus utiliza o mesmo receptor que o causador da Covid-19, o Sars-CoV-2, para infectar as células.

Os cientistas encontraram pela primeira vez a nova linhagem do coronavírus, chamada HKU5, em um morcego em Hong Kong. Ela integra o subgênero merbecovírus, o mesmo do vírus da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers).

Os pesquisadores revelaram que o novo coronavírus pode se ligar à enzima conversora de angiotensina humana (ACE2), o mesmo receptor utilizado pelo Sars-CoV-2.

Em um estudo publicado na revista Cell na última terça-feira (18), os cientistas detalharam como o vírus HKU5-CoV pode se ligar não apenas ao ACE2 de morcegos. Mas também ao ACE2 humano e a variantes desse gene encontradas em outros mamíferos.

Os cientistas descobriram que o vírus pode se transmitir diretamente de morcegos para humanos ou por meio de hospedeiros intermediários.

Apesar de alertarem para a necessidade de monitorar o vírus, os pesquisadores destacam que, embora o HKU5-CoV tenha uma eficiência de transmissão “significativamente inferior” à da Covid-19, não se deve subestimar o risco de uma pandemia global.

Cientistas das Academias de Ciências de Guangzhou, da Universidade de Wuhan e do Instituto de Virologia de Wuhan realizaram o estudo em um laboratório na cidade de Guangzhou, na província de Guangdong.

LEIA MAIS:

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!