Homens podem tomar vacina contra HPV? No Sistema Único de Saúde (SUS), apenas crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos podem se vacinar gratuitamente contra o HPV. Nesse caso, as autoridades de saúde aplicam duas doses, com um intervalo de seis meses entre a primeira e a segunda.
Apesar dessa regra, muitas pessoas questionam a limitação de idade, afinal, se o vírus pode atingir toda a população, por que apenas crianças e adolescentes recebem a vacina gratuitamente? Em 2024, o infectologista Pedro Campana explicou essa decisão em entrevista ao VivaBem. Segundo ele, a vacinação prioriza indivíduos que ainda não foram expostos ao vírus, ou seja, aqueles que não iniciaram a vida sexual. Embora existam evidências de que a vacina também oferece proteção para quem já teve contato com o HPV, sua eficácia nesses casos é menor. Por isso, em termos de saúde pública, faz mais sentido concentrar os esforços na imunização de crianças e adolescentes.
LEIA MAIS
- Sindicato pede a suspensão das aulas em razão da previsão de calor extremo na próxima semana
- SUS irá disponibilizar vacina para combater a bronquiolite
- Veja os 10 benefícios da casca da banana para saúde
Homens podem tomar vacina contra HPV? Entenda
Por que homens devem se vacinar?

Em cada dez casos de câncer de colo de útero, sete são causados pelo HPV (papilomavírus humano). Essa ligação faz com que muitas pessoas ainda pensem que a vacinação contra o vírus deve ser feita apenas por mulheres ou que o homem só deve se vacinar para não transmiti-lo.
Fato é que a ciência hoje relaciona o HPV a uma série de doenças que também podem acometer pessoas com pênis como câncer de pênis, orofaringe e ânus e canal anal. A vacina não faz distinção de sexo, o vírus é transmitido com facilidade e atinge igualmente homens e mulheres. Há ocorrência do HPV fora da região genital, que pode ser transmitido pelo beijo e toque de áreas onde há lesões.