14.5 C
Canoas
07 de outubro de 2025

Prefeitura de Canoas começa novo mutirão de exames

A Prefeitura de Canoas, em parceria com a empresa Boehringer Ingelheim, está realizando um mutirão de exames de espirometria.

A Prefeitura de Canoas, em parceria com a empresa Boehringer Ingelheim, está realizando um mutirão de exames de espirometria para pacientes que aguardam atendimento no município.

A iniciativa começou nesta segunda-feira (24) e vai até a próxima sexta-feira (28), disponibilizando um total de 150 exames.

LEIA MAIS AQUI:

Os atendimentos estão sendo realizados na unidade de saúde Santa Isabel, no Centro de Canoas, com a oferta de 30 exames por dia. Os pacientes já estão sendo contatados para agendar sua participação.

Prefeitura de Canoas começa novo mutirão de exames

Prefeitura de Canoas começa novo mutirão de exames: Fila do exame em Canoas

Atualmente, a fila de espera para o exame conta com 936 pessoas, das quais 675 têm mais de 40 anos, conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde.

A espirometria é um teste fundamental para avaliar a função pulmonar, auxiliando no diagnóstico de doenças como asma, enfisema e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), entre outras.

LEIA TAMBÉM:

Você sabia que agora terá vacina para combater a bronquiolite? O Ministério da Saúde anunciou a incorporação do imunizante no calendário vacinal do Sistema Único de Saúde (SUS) nesta semana.

Conforme o Ministério, a vacina que será incluída no Calendário Nacional de Vacinação da Gestante do Programa Nacional de Imunizações, é a Abrysvo, da Pfizer. Em dose única, o imunizante é destinado para gestantes de até 49 anos e deverá ser aplicada durante o segundo ou terceiro trimestre da gravidez.

A vacina combate o vírus sincicial respiratório (VSR), apontado como a principal causa de bronquiolite infantil. Com a aplicação na mãe, de acordo com o Ministério, o objetivo é que a gestante desenvolva os anticorpos e os transfira para o bebê ao longo da gestação.

Nos estudos clínicos, o imunizante reduziu em quase 82% os casos de doença do trato respiratório inferior (DTRI) nos primeiros três meses de vida da criança.

SUS irá disponibilizar vacina para combater a bronquiolite: o que é a doença?

A bronquiolite é uma doença respiratória aguda que afeta, em sua grande maioria, crianças com menos de dois anos. De acordo com especialistas, a inflamação dos bronquíolos, pequenas vias aéreas nos pulmões, ligam os brônquios aos alvéolos, caracterizam a doença.

Um bronquíolo bloqueado, por exemplo, dificulta a saída de ar dos pulmões e causa um assobio e/ou chiado durante a passagem do ar.

Quando a vacina estará disponível?

Conforme o Ministério da Saúde, ainda não há um data para o imunizante estar disponível no SUS. Atualmente, a vacina que combate a bronquiolite está disponível apenas na rede privada custando cerca de R$ 1.692.

Agência GBC
Agência GBC
A Agência GBC é um portal de notícias administrado pelo Grupo Brasil de Comunicação. Com sede em Canoas, no Rio Grande do Sul, a equipe cobra fatos locais, regionais e nacionais.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS