32.5 C
Canoas
01 de março de 2025

Governo decide manter aulas mesmo com onda de calor; mas flexibiliza horários; Entenda

Na manhã desta terça-feira (25), o governo por meio da Secretaria Estadual da Educação do RS confirmou que as aulas estão mantidas.

Na manhã desta terça-feira (25), o governo por meio da Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc) confirmou que as aulas estão mantidas na rede estadual, mesmo diante da previsão de altas temperaturas causadas por uma nova onda de calor.

O anúncio foi feito pela secretária da Educação, Raquel Teixeira, durante uma coletiva de imprensa. Segundo ela, a rede estadual de ensino apresenta realidades diferentes.

LEIA MAIS AQUI:

“(..) Temos consciência da diversidade da nossa rede, com algumas escolas que estão muito bem e completamente preparadas, outras mais precárias, uma minoria disse, citando ainda que 27% das escolas estaduais têm ar condicionado, mas que 18% das salas são climatizadas.”

Governo decide manter aulas mesmo com onda de calor: Orientações

A Seduc enviou orientações às escolas sobre medidas adotadas diante das altas temperaturas, incluindo ajustes nos horários de início e término das aulas, além da possibilidade de alteração no funcionamento das atividades.

Raquel enfatizou a importância de encontrar soluções rápidas para lidar com essa nova realidade climática. Novas reuniões estão previstas, tendo o calor extremo e a situação das instituições de ensino na pauta.

“É a realidade ambiental do planeta. É uma demanda nova para qual temos que ter soluções o mais rápido possível. A conversa foi respeitosa, temos divergências, mas um compromisso com a escola pública de qualidade” revelou Raquel.

Orientações da Seduc para dias de calor extremo:

  • Possibilidade de antecipar ou adiar o horário de entrada e saída para evitar os momentos mais quentes do dia;
  • As atividades físicas também devem ser substituídas;
  • As escolas técnicas que realizam práticas pedagógicas em ambiente externo devem evitar os horários de pico de calor e reorganizar o formato das aulas;
  • As Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) devem adotar ações que correspondam à realidade das diferentes regiões, incentivando visitas presenciais nas escolas, onde equipes de servidores avaliarão as condições de atendimento;
  • Ampliação do acesso à hidratação, adaptação do cardápio da merenda escolar e reorganização das atividades ao ar livre, priorizando espaços cobertos e ventilados.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!