Nesta sexta-feira (14), um ciclone extratropical em alto-mar deve estimular a entrada de vento de origem marítima sobre a costa do Rio Grande do Sul. De acordo com a Climatempo, o fenômeno não influenciará no tempo, mas pode favorecer a formação de chuva, sobre o Leste e parte da Serra.
A previsão para a madrugada na capital gaúcha é de chuva fraca de forma isolada. No decorrer do dia, a temperatura pode variar entre 18°C e 24°C, com sol entre nebulosidades.
Máximas no RS, conforme a Climatempo, nesta sexta-feira (14):
- Santo Ângelo – 28°C
- Iraí – 28°C
- Horizontina – 28°C
- Santa Rosa – 28°C
- São Borja – 28°C
- São Miguel das Missões – 27°C
- Itaqui – 27°C
- Ijuí – 27°C
- Frederico Westphalen – 27°C
- Maçambará – 27°C
Fonte: Climatempo
LEIA MAIS:
- Quando a onda de calor dará trégua no Rio Grande do Sul?
- Alívio: onda de calor extremo tem data para acabar, saiba quando
- Quando vai acabar a onda de calor no Rio Grande do Sul?
Calorão volta no domingo após fenômeno extratropical
No sábado (15), as temperaturas nas regiões da fronteira com a Argentina e no Noroeste não devem passar dos 30°C.
No decorrer da tarde, a temperatura deve cair à casa do 27°C ou 28°C em diversas cidades, inclusive no centro-oeste do Estado.
A partir de domingo (16) o calor deve ganhar força e as temperaturas devem passar dos 32°C e 33°C, principalmente nas áreas do Oeste. Esse calor vai se espalhará pelo RS durante a semana.
A partir de segunda-feira (17), demais áreas do estado começarão a registrar temperaturas mais elevadas. No entanto, o meteorologista Murilo Lopes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), afirma que esse período não chegará ao calor extremo, como os registrados em fevereiro e início de março.
Sem calorão na capital
Porto Alegre, dessa vez, não sentirá a massa de ar quente, visto que essa onda de calor não será intensa como as anteriores.
Além disso, Lopes afirma que a capital terá a presença de um vento mais Leste na próxima semana e que, ainda, há a possibilidade de chuva fraca no Litoral, o que resultará em temperaturas mais amenas em relação as demais áreas do RS.
