A Brigada Militar (BM) reforçou o policiamento nas estações do Trensurb neste domingo (16). Em Canoas, por exemplo, policiais do 15° Batalhão de Polícia Militar (15° BPM) e do Batalhão de Choque (BPChoque) estão nas estações Niterói, Fátima, Canoas, Mathias Velho, São Luís e Petrobrás.
Conforme a BM, o objetivo do policiamento reforçado é evitar confronto entre torcidas da dupla Gre-Nal e garantir a segurança de quem está utilizando o transporte. No último final de semana, integrantes de torcidas organizadas dos dois clubes entraram em confronto na Estação Niterói (saiba mais abaixo).
LEIA MAIS:
- Policiais salvam bebê de 4 dias engasgado em Canoas
- Líder global em logística faz caravana de empregos em Canoas
- Acidente mata dois homens na BR-386
“Em todas as Estações do Trensurb estarão presentes o reforço de policiais militares do 15º BPM, com o apoio do Batalhão de Choque, para garantir a segurança dos torcedores que utilizam o trem para deslocar ao estádio, assim como para os demais passageiros que utilizam o meio de transporte para outros fins”, diz o 15° BPM em nota.
Trensurb irá na justiça cobrar prejuízo
A Trensurb informou que ingressou na Justiça Federal contra a Federação Gaúcha de Futebol e a dupla Gre-nal. A empresa quer que a entidade e os clubes paguem o prejuízo causado pela briga entre torcidas organizadas do Grêmio e do Internacional na Estação Niterói, em Canoas.
De acordo com a estatal, a briga causou estragos na estação e no trem. A composição, por exemplo, precisou ser retirada de circulação e ficou cinco dias em manutenção. Entre danos materiais e operacionais, a Trensurb informou um prejuízo de RR$ 314.457,83.
Conforme a empresa, além do ressarcimento do prejuízo, será solicitada indenização por danos à imagem da empresa e risco a usuários do sistema.
“As torcidas organizadas costumam acessar o sistema metroviário em diversas estações. Há, portanto, um planejamento minucioso do Setor de Segurança da empresa para tomadas de decisões que minimizem riscos, tanto para os usuários e usuárias, quanto à equipe de segurança e ao patrimônio público”, diz a estatal em nota.
Entenda o caso
No último sábado (8), torcedores que integram a torcida organizada dois clubes, se envolveram em uma briga generalizada na Estação Niterói, em Canoas. Logo após o confronto, a Brigada Militar (BM) prendeu cinco pessoas. Dois torcedores ficaram feridos na ação.