18.9 C
Canoas
08 de setembro de 2025

Projeto promove atendimento psicológico gratuito em Canoas

Ação acontece todas às quartas-feiras, das 11 às 14h na praça Emancipação, no centro de Canoas


Quem passa pela Praça da Emancipação, no Centro de Canoas, em frente à prefeitura, pode já ter notado a placa do projeto “Psicanálise na Praça da Emancipação”. A iniciativa, promovida pelo coletivo, oferece atendimentos psicológicos todas as quartas-feiras, das 11h às 14h de forma gratuita.

A iniciativa é um projeto independente realizado por um grupo de psicólogos formados e estagiários. A ideia surgiu em 2020, durante a pandemia de Covid-19, a partir do desejo de profissionais e alunos em oferecer à população de Canoas um espaço dedicado à saúde mental.

LEIA MAIS:

O projeto é coordenado pela psicóloga Denise Ziliotto, no entanto, demais profissionais da área trabalham no projeto como voluntários. Além disso, em todo o início de ano, o projeto recebe novos estagiários, que participam das consultas com ouvintes, e que acompanharão a iniciativa durante todo o ano.

Como funciona os atendimento do coletivo em Canoas

Os atendimento acontecem por ordem de chegada, das 11h às 14hrs, todas
as quartas-feiras, na praça da Emancipação, em Canoas. Os atendimentos são gratuitos, não sendo necessário nenhum agendamento prévio ou inscrição.

Projeto promove atendimento psicológico gratuito em Canoas

As consultas duram em média 50 minutos e, caso a pessoa atendida queira, pode retornar nas próximas semanas para demais consultas.

O projeto se inspirou em outros coletivos, como o que acontece todas as sextas-feiras na praça da Alfândega, em Porto Alegre. Além disso, o coletivo também estrutura um grupo de estudos focado na psicanálise.

“O grupo de estudos é aberto. Então ele tem essa possibilidade de qualquer pessoa que seja entusiasta ou que goste de estudar sobre psicanálise possa participar do grupo de estudos. Nas reuniões do grupo de estudos é proposto um texto específico, que é lido previamente e discutido”, afirmou André, estagiário do projeto.

Outras atividades do grupo

“Já aconteceu de ter atividades fora, em 2022, a gente fez uma parceria com a Cufa, no bairro Guajuviras, onde conseguimos levar a psicanálise para a comunidade em geral. A gente conseguiu ir com as cadeirinhas e com a placa para poder fazer o atendimento, mas isso depende muito também de quem nos convida, quando tem uma ação, quando tem algo que combine com o projeto e que a gente possa se deslocar”, afirmou a psicóloga Carolina Medeiros da Rosa, sobre outras ações do projeto.

Você pode encontrar mais informações sobre o projeto no Instagram do coletivo @psipracaemancipacao.

Agência GBC
Agência GBC
A Agência GBC é um portal de notícias administrado pelo Grupo Brasil de Comunicação. Com sede em Canoas, no Rio Grande do Sul, a equipe cobra fatos locais, regionais e nacionais.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS