A falta de chuvas no Rio Grande do Sul tem impactado diretamente o nível do Rio Gravataí, na Região Metropolitana, levando as autoridades a suspender, pela primeira vez no ano, a captação de água para irrigação.
Apenas o abastecimento público segue autorizado. A medida foi anunciada no sábado (22) e entrou em vigor no domingo (23), às 8h.
As autoridades tomaram a decisão após avaliarem criticamente o nível do rio, que está abaixo dos parâmetros normais para captação.
LEIA MAIS:
- Anora: saiba tudo sobre o filme mais premiado do Oscar
- Mês de janeiro foi o mais quente em todo o mundo

O monitoramento realizado pelo Departamento de Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Sema) revelou que, na estação de Gravataí, o nível de água chegou a 0,56 cm, enquanto na estação de Alvorada o índice foi de 1m22cm.
A condição crítica ocorre quando o nível do Rio Gravataí atinge valores abaixo de 1m30cm em Alvorada e de 0,50 cm na estação de Gravataí.
A medida de suspensão da captação de água visa garantir o abastecimento público e fazer a gestão adequada dos recursos hídricos enquanto os níveis permanecem críticos.
De acordo com a portaria vigente, a suspensão será mantida até que os níveis do rio se normalizem. Essa ação faz parte das estratégias adotadas pelo estado no enfrentamento da estiagem que atinge várias regiões.
A recomendação é que a população continue a economizar água, pois a situação hídrica segue instável.