25.2 C
Canoas
18 de abril de 2025

Após reação, Anvisa registra denúncias sobre creme dental da Colgate

Anvisa recebeu denúncias após reação adversa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está investigando diversos relatos de reações adversas que supostamente foram causadas pelo uso do novo creme dental da Colgate, o “Colgate Total Prevenção Ativa”.

A reformulação do produto gerou preocupações entre os consumidores, após relatos de aftas, feridas na boca, inchaços e sensibilidade em várias pessoas, especialmente após o uso contínuo da pasta de dentes.

Alterações na fórmula levam a investigações

A principal mudança na nova versão do creme dental foi a substituição do fluoreto de sódio, ingrediente presente na versão anterior Colgate Total 12, pelo fluoreto de estanho, que, segundo alguns especialistas, pode estar relacionado às reações adversas relatadas pelos consumidores.

De acordo com a Anvisa, entre o 1º de janeiro e 19 de março de 2025, foram registradas 13 notificações de usuários do produto. Descrevendo desde irritações leves até dores intensas, que afetaram diretamente a rotina de higiene bucal de muitos.

Reações e impactos no dia a dia

Contudo, o relatos de consumidores nas redes sociais começaram a se espalhar rapidamente, com muitos compartilhando suas experiências de dor e desconforto.

A influenciadora Luiza Guimarães, por exemplo, contou nas redes sociais sobre seu sofrimento com feridas na boca e gengivas inchadas após utilizar o creme dental.

“Era algo que eu usava todos os dias. Quando descobri que o produto era o responsável, fiquei em choque”, afirmou Luiza.

LEIA MAIS:

O Posicionamento da Colgate

Por isso, em resposta às acusações, a Colgate afirmou que o fluoreto de estanho é um ingrediente amplamente utilizado e considerado seguro.

A empresa destacou que a reformulação do produto foi fruto de mais de dez anos de pesquisa. No entanto, reconheceu que algumas pessoas podem ser sensíveis a certos componentes, como corantes, sabores e até mesmo o próprio fluoreto de estanho.

A Colgate orientou os consumidores a interromperem o uso do produto caso apresentem reações adversas e disponibilizou um número de atendimento (0800 703 7722) para esclarecer dúvidas e ajudar na orientação dos consumidores.

Além, disso, a Anvisa segue investigando o caso e está analisando os relatos de consumidores para entender melhor as causas dessas reações adversas. A agência também está verificando se há algum padrão nos casos relatados e qual o impacto do uso do fluoreto de estanho na saúde bucal.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!