Jair Bolsonaro (PL) comparece ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (25) para acompanhar o julgamento que pode torná-lo réu por tentativa de golpe de Estado. O ex-presidente chegou à Corte por volta das 9h25.
Assim, a 1ª Turma do STF, formada pelos ministros Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Flávio Dino e Cármen Lúcia, começou a julgar o caso nesta manhã. As defesas dos réus tentaram impedir a participação de Zanin, Moraes e Dino, mas a Corte rejeitou os pedidos, frustrando a pressão bolsonarista.
LEIA MAIS:
- Bactéria sofre mutação e se torna ameaça iminente em hospitais; entenda
- MEI em 2025 terá limite de faturamento maior? Entenda
- Vacina promete deixar comer tudo e não engordar; Entenda
Dessa forma, se os ministros aceitarem a denúncia, Bolsonaro se tornará o primeiro ex-presidente réu por tentativa de golpe, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e associação criminosa. Assim, caso contrário, a acusação será arquivada.

Bolsonaro culpa Carla Zambelli por derrota em 2022
Na última segunda-feira (24), Bolsonaro afirmou que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) prejudicou sua reeleição ao perseguir, armada, um homem na véspera do segundo turno. Além disso, para ele, o episódio fez com que eleitores associassem sua candidatura à defesa do porte de armas.
“Aquela imagem da Carla Zambelli perseguindo o cara foi usada contra a gente. Muitos que não votariam no Lula acabaram anulando o voto. Perdemos ali”, disse Bolsonaro ao podcast Inteligência Ltda..
Zambelli responde no STF pelos crimes de porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo. O ministro Nunes Marques interrompeu o julgamento na segunda (24) ao pedir mais tempo para análise. Até agora, cinco ministros já votaram pela condenação.
O episódio com a deputada aconteceu no bairro Jardins, em São Paulo, e viralizou nas redes sociais.
Além disso, naquele ano, Lula venceu a eleição com 50,90% dos votos válidos, contra 49,10% de Bolsonaro, em uma das disputas mais apertadas da história brasileira.