O secretário da Defesa Civil de Canoas, Vanderlei Marcos, afirmou nesta terça-feira (1º) que a prefeitura ainda avalia decretar situação de emergência após o forte temporal da última segunda-feira (31). A decisão não está confirmada, mas pode acontecer conforme a análise dos danos.
“Estamos fazendo o levantamento dos estragos”, explicou o secretário em entrevista à Agência GBC. Segundo ele, o município precisa de um diagnóstico completo para definir os próximos passos.
LEIA MAIS SOBRE O TEMPORAL EM CANOAS:
- Escola retornará aula apenas na próxima quinta; Veja situação de outras escolas
- Mais de 10 bairros estão sem água
- Árvore cai em cima de carro durante temporal
Estragos em Canoas
O temporal provocou diversos transtornos em Canoas. Árvores caíram sobre casas e veículos, como na rua Tupanciretã, no bairro Mathias Velho, onde uma residência foi atingida. Além disso, várias casas ficaram destelhadas, e muitos bairros seguem sem água e sem energia elétrica.

Apesar dos prejuízos, ninguém ficou ferido. A prefeitura continua monitorando a situação e deve anunciar novas medidas conforme o avanço da avaliação dos estragos.
LEIA TAMBÉM
Emergência do Hospital de Pronto Socorro de Canoas vai fechar? Veja o que diz a prefeitura
Circula pelas redes sociais desde o final da manhã desta segunda-feira (31) um ofício assinado pelo agora ex-diretor técnico do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC), Álvaro Fernandes, informando que a emergência da instituição seria fechada a partir da próxima terça-feira (1°). Além disso, a prefeitura e o Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS) negam a suspensão das atividades.
De acordo com o ofício assinado pelo médico, um dos problemas enfrentados pela instituição é a falta de médicos. “Há insuficiência técnica em escalas médicas em setores essenciais e prioritários para a assistência médica.”
Além disso, no ofício, o médico informava que o serviço será restabelecido quando ocorrer a normalização das escalas médicas. Porém, no final da tarde, a prefeitura confirmou a exoneração do diretor.
Atualmente, os atendimentos do HPSC ocorrem dentro do prédio do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG).
Emergência do Hospital de Pronto Socorro de Canoas vai fechar? O que diz a Prefeitura de Canoas?
Contudo, em nota, a Prefeitura de Canoas informou que os atendimentos no HPSC estão mantidos. “Não haverá suspensão, descontinuidade ou prejuízo no atendimento às pessoas que necessitarem buscar os serviços de urgência e emergência no HPSC” (leia a nota na íntegra abaixo)
Veja a nota da Prefeitura de Canoas
“A Prefeitura Municipal de Canoas, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), informa que os atendimentos no Hospital de Pronto-socorro de Canoas (HPSC) estão mantidos.
Não haverá suspensão, descontinuidade ou prejuízo no atendimento às pessoas que necessitarem buscar os serviços de urgência e emergência no HPSC.
O documento que circula dando notícia de uma declaração de impossibilidade técnica, informando o fechamento temporário da porta de emergência, assinado pelo diretor técnico, é um ato isolado do funcionário, não reconhecido pela SMS ou pela empresa que administra o Hospital de Pronto-socorro.
As empresas que prestam serviços médicos hospitalares já estão sendo substituídas por empresas que manterão a continuidade e a normalidade na prestação do serviço.
A gestão da SMS trabalha com seriedade e responsabilidade, apresentando soluções aos profundos problemas deixados pela administração anterior do Município.
A Prefeitura reitera que a Secretaria Municipal de Saúde tem como valores supremos o respeito e a dedicação máxima à comunidade. Seu compromisso é buscar manter o cuidado e a elevada qualidade da prestação das ações e serviços de saúde aos cidadãos, garantindo dignidade, segurança, promoção da saúde com eficiência e salvaguarda da vida, sempre tendo como norte os princípios do humanismo e do acolhimento integral.”