A Associação Beneficente de Canoas, administradora do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) alerta para golpes aplicados em familiares de pacientes. Outras instituições do Rio Grande do Sul estão registrando este tipo de ocorrência.
De acordo com a administração do HNSG, o alerta tem o objetivo de conscientizar a comunidade sobre golpes envolvendo supostos funcionários do hospital. Normalmente, os golpistas entram em contato por telefone ou WhatsApp, solicitando a transferência de dinheiro para o pagamento de exames médicos na instituição.
Em nota, a Instituição destaca que pacientes internados pelo Sistema Único de Saúde nunca devem ser instruídos a complementar o tratamento de forma particular, seja para a compra de medicamentos, a realização de exames ou qualquer outro procedimento (leia o texto na íntegra abaixo).
LEIA MAIS:
- Bebê tem agulha esquecida na perna depois de ser vacinado
- Inmet emite alerta para chuvas intensas no Rio Grande do Sul
- Projeto de Lei pode suspender CNH por 2 anos; Entenda
Hospital Nossa Senhora das Graças de Canoas; confira a nota da Instituição
“Esclarecemos que pelos princípios da universalidade, integralidade e gratuidade do SUS, além de respeitar os preceitos legais de probidade administrativa, temos que esta Associação, entidade sem fins lucrativos, por seus médicos ou quaisquer outros prepostos, jamais orientará, solicitará ou exigirá, de pacientes atendidos pelo SUS e/ou seus respectivos familiares, acompanhantes e/ou responsáveis legais, o pagamento de exames, consultas, avaliações médicas, insumos, medicamentos, etc.
REPETE-SE que esta orientação é categórica: pacientes internados pelo Sistema Único de Saúde em hipótese alguma podem ser instruídos a complementar o tratamento de forma particular, seja para aquisição de medicamentos, realização de exames ou qualquer outro tratamento.
Em casos de necessidade, esta Instituição faz seus contatos mediante vias formais e números oficiais, atuando por meio de procedimentos seguros. No caso de desconfiança ou dúvida, orientamos que, antes de fazer qualquer outra ação, entre em contato com o hospital através dos nossos canais de atendimento: (51) 2102-1000 ou pessoalmente, por meio da Ouvidoria da Instituição, para confirmar as informações ou buscar auxílio.”
