Quando o assunto é emagrecimento, os homens se destacam. De acordo com o maior estudo já realizado sobre o tema, eles conseguem perder até duas vezes mais peso do que as mulheres quando se dedicam a uma dieta. As informações foram divulgadas pelo Daily Mail, um dos principais jornais britânicos.
Dieta e resultados: a comparação entre homens e mulheres
A Slimming World, a maior organização britânica de emagrecimento, acompanhou 1,3 milhão de pessoas ao longo de seus programas de dieta, divididos em sessões semanais.
Dos participantes, apenas 1 em cada 20 era homem, mas esses se saíram significativamente melhor, perdendo quase 7 quilos em 2 anos, enquanto as mulheres perderam cerca de 3 quilos no mesmo período.
LEIA MAIS:
- Depois de quanto tempo na academia consigo notar resultados?
- ‘Inter Cash Pessoal’: empréstimo fácil e rápido do Banco Inter; entenda
- Veja quais alimentos prejudicam o emagrecimento

Fatores que influenciam os resultados
Embora uma explicação seja que os homens, em geral, começavam com um peso mais alto, o estudo mostrou que, mesmo assim, os homens perderam uma porcentagem maior de peso corporal.
Para o especialista em obesidade, Mike Lean, da Universidade de Glasgow, isso ocorre porque os homens tendem a ser mais determinados ao seguir uma dieta, especialmente quando é a primeira vez que tentam emagrecer.
Fisiologia e metabolismo: o impacto no processo de emagrecimento
Além da determinação, a fisiologia desempenha um papel importante. Como os homens possuem mais massa muscular, seu metabolismo tende a ser mais rápido, facilitando a queima de gordura. Outro fator positivo para eles é que, em média, são menos propensos a faltar nas reuniões semanais de emagrecimento, o que contribui para o sucesso.
Motivação masculina em grupos de emagrecimento
De acordo com Dr. Jacquie Lavin, pesquisadora da área de nutrição, grupos de emagrecimento têm uma imagem mais feminina. O que pode fazer com que os homens se sintam mais motivados a alcançar os resultados desejados quando se inscrevem em programas.