Na última quinta-feira (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto que antecipa o pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas, dividindo-o em duas parcelas, que ele pagará nos meses de abril e maio deste ano.
Como será o pagamento do 13º salário antecipado
- De acordo com o decreto, o governo pagará a primeira parcela do 13º salário entre os dias 24 de abril e 8 de maio, juntamente com a aposentadoria de abril.
- O governo depositará a segunda parcela entre 25 de maio e 8 de junho, no mesmo período em que pagará a aposentadoria de maio.
Assim, o pagamento do 13º será feito junto com o valor da aposentadoria ou pensão regular. No entanto, o governo exclui o Benefício de Prestação Continuada (BPC) dessa antecipação, pois a legislação vigente não prevê o 13º salário para quem recebe esse benefício.
Quem será beneficiado
O governo estima que cerca de 34,2 milhões de aposentados e pensionistas sejam beneficiados com essa medida, com base na folha de pagamento de fevereiro.
Além disso, a antecipação do 13º salário visa melhorar a renda de uma grande parte da população que depende do INSS para seu sustento, especialmente em tempos de inflação e aumento de custos.
LEIA MAIS:
- MEIs: Confira novas regras para emissão de notas fiscais em abril
- CadÚnico oferece benefício de até R$600 para quem mora sozinho
- Sicredi libera mais de R$ 25 milhões para empresas

Como consultar o pagamento
Contudo, os beneficiários poderão consultar as informações sobre o pagamento do 13º salário de forma simples e rápida, por meio dos seguintes canais:
- Pelo Aplicativo “Meu INSS”: Primeiramente, acesse o aplicativo ou site, faça login com CPF e senha, e no menu, selecione a opção “Extrato de Contribuição”. Após isso, é possível baixar o PDF com as informações detalhadas sobre os pagamentos.
- Pelo Telefone: Também é possível consultar o pagamento ligando para a Central de Atendimento do INSS, pelo número 135. O atendimento ocorre de segunda a sábado, das 7h às 22h. Para garantir a segurança e evitar fraudes, é importante informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais.