15.5 C
Canoas
15 de abril de 2025

Veja como aumentar a restituição do Imposto de Renda 2025

Entre os meses de maio e setembro deste ano, a Receita Federal irá depositar a restituição do Imposto de Renda 2025. Mediante comprovação das despesas do ano anterior, já será possível ter noção de quanto receberão. No entanto, há formas de aumentar esse valor

Conforme explica a contadora e coordenadora do NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Viviane Theiss, o contribuinte poderá optar por dois modelos de declaração: por dedução legal e pelo desconto simplificado.

No primeiro modelo, os contribuintes podem utilizar todas as deduções legais previstas na legislação do imposto de renda da pessoa física.

Já o outro modelo, substitui todas as deduções legais por um valor correspondente à dedução de 20% dos rendimentos tributáveis na Declaração de Ajuste Anual.

Esse valor, limitado a R$ 16.754,34, não justifica a variação patrimonial e será tratado como rendimento consumido. Cada um desses modelos impacta diretamente no valor final da restituição do Imposto de Renda. Por isso, é fundamental escolher aquele que melhor se adequa ao seu perfil.

Para auxiliar o contribuinte, o sistema da Receita Federal disponibiliza simulações, permitindo uma melhor visualização das alternativas disponíveis. É importante, no entanto, estar atento à norma que proíbe a dedução simultânea de um mesmo dependente por mais de um contribuinte — salvo em casos de alteração na relação de dependência ocorrida durante o ano-calendário correspondente.

LEIA MAIS:

Veja como aumentar a restituição do Imposto de Renda 2025; outras formas

Outra forma de aumentar o valor da restituição é por meio do pagamento de pensão alimentícia, desde que realizado em cumprimento de decisão judicial ou por escritura pública. No entanto, despesas médicas e educacionais do alimentando não são consideradas parte da pensão alimentícia paga.

Essas despesas, contudo, podem ser dedutíveis se estiverem previstas em decisão judicial ou em acordo homologado judicialmente. O mesmo vale para gastos médicos, conforme explica Theiss. Em casos de ressarcimento parcial, somente o valor não ressarcido poderá ser considerado como dedução.

Além disso, Viviane destaca que as doações também são uma alternativa válida para ampliar o valor da restituição.

Por fim, é possível deduzir, como despesas com instrução do contribuinte e de seus dependentes declarados, os pagamentos feitos a instituições de ensino oficialmente reconhecidas, respeitando o limite individual anual de R$ 3.561,50.

Qual é o prazo para a declaração do Imposto de Renda 2025; veja calendário

O prazo final para a declaração do Imposto de Renda 2025 é até as 23h59 do dia 30 de maio.

  • 1º de abril — início da declaração pré-preenchida;
  • 30 de maio — último dia para realizar a declaração (23h59);
  • 30 de maio — 1º lote de pagamento;
  • 30 de junho — 2º lote de pagamento;
  • 31 de julho — 3º lote de pagamento;
  • 29 de agosto — 4º lote de pagamento;
  • 30 de setembro — Último lote de pagamento.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!