25.3 C
Canoas
16 de abril de 2025

Conheça os animais mais velhos e raros do mundo e suas histórias

Seja com casco, nadadeiras ou penas, esses animais mostram que a vida pode ser bem longa e cheia de histórias

A natureza nunca deixa de surpreender. Enquanto nós, humanos, muitas vezes chegamos aos 70, 80 ou 100 anos com festa e bolo, alguns animais estão por aí há mais tempo do que guerras, invenções e até mudanças de século. Conheça agora alguns dos animais mais antigos e raros do planeta que ainda estão vivos em 2025 — e prepare-se pra ficar de boca aberta.

Jonathan, a tartaruga mais velha do mundo — 192 anos

Espécie: Tartaruga-gigante-de-seychelles
Idade estimada: 192 anos
Local: Ilha de Santa Helena, no Atlântico Sul

O Jonathan é praticamente um vovô da natureza — e também uma celebridade! Nascido por volta de 1832, ele é reconhecido oficialmente como o animal terrestre mais velho do mundo ainda vivo, e por consequência, raro. Ele vive em um casarão do governo da ilha e é tratado com toda a pompa que merece. Já viu realeza com casco? Agora já viu.

Tubarão-da-Groenlândia — até 500 anos

Espécie: Somniosus microcephalus
Idade estimada: Até 512 anos
Local: Águas geladas do Ártico e Atlântico Norte

Imagina um ser nadando nas profundezas do mar desde o tempo dos piratas! Alguns tubarões-da-Groenlândia analisados por cientistas nasceram por volta de 1500. É o vertebrado mais longevo do planeta. Eles crescem beeem devagar e têm metabolismo super lento — uma fórmula mágica pra durar séculos.

Ming, o molusco de 507 anos

Espécie: Molusco quahog do oceano
Idade: 507 anos
Curiosidade: Foi descoberto por cientistas em 2006, e eles só perceberam sua idade depois

Batizado de “Ming” porque nasceu na época da dinastia Ming, na China, esse molusco marinho vivia no fundo do oceano Atlântico, entre a Islândia e a Escócia. Infelizmente, ele foi retirado de seu habitat e morreu durante o estudo… mas sua idade impressionante foi registrada na história.

LEIA MAIS:

Espécie: Cacatua-de-crista-rosa
Idade: 83 anos
Local: Zoológico de Brookfield, EUA (morreu em 2016, mas ainda é o recorde da espécie)

O Cookie foi uma verdadeira lenda alada. Viveu por mais de 8 décadas, sendo o papagaio mais velho registrado no mundo. Era carismático, brincalhão e muito amado pelos visitantes do zoológico.

Dakshayani, a elefanta indiana — 88 anos

Espécie: Elefante-asiático
Idade: 88 anos
Local: Índia (faleceu em 2019, mas foi uma das mais velhas da história)

Conhecida como a “vovó elefanta”, Dakshayani foi uma figura respeitada na Índia. Ela viveu boa parte da vida em templos, cuidada com muito carinho. Elefantes geralmente vivem até uns 60 anos — então ela realmente quebrou recordes!

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!