22.5 C
Canoas
30 de abril de 2025

Canoas: Polícia Federal arquiva inquérito contra Airton Souza

A Polícia Federal arquivou o inquérito contra Airton Souza em Canoas; Veja mais detalhes na reportagem a seguir

A Polícia Federal (PF) arquivou o inquérito que investigava o vídeo em que o prefeito de Canoas, Airton Souza (PL), aparece retirando dinheiro de dentro das calças e entregando a quantia para uma pessoa dentro de um carro. A filmagem ocorreu durante a campanha eleitoral de 2024, mas, segundo a PF, não houve indício de crime eleitoral.

O arquivamento se tornou público na última segunda-feira (14). A investigação começou após o Ministério Público (MP) enviar, em 29 de outubro de 2024, um ofício à PF solicitando apuração sobre o vídeo, gravado em 18 de outubro, entre o primeiro e o segundo turnos da eleição municipal.

LEIA MAIS:

A pessoa que recebeu o dinheiro gravou as imagens sem que o político percebesse, a poucos metros do comitê de campanha. No vídeo, Airton aparece com um adesivo com o número 22, que identifica seu partido.

Canoas: Polícia Federal arquiva inquérito contra Airton Souza: o que diz a defesa

O advogado Ricardo Breier, que defende o prefeito, sustentou que o valor de R$ 10 mil não tinha relação com campanha política. Segundo ele, Airton usou o dinheiro para quitar um empréstimo pessoal, feito no início do ano, com pagamento parcelado desde março — bem antes do período eleitoral.

“Não tem nada a ver com dinheiro de campanha, não tem nada a ver com política. É uma questão altamente privada, e isso foi comprovado através de depósitos judiciais que nós anexamos”, afirmou Breier.

Prefeito de Canoas prestou depoimento à PF

Em novembro de 2024, Airton prestou depoimento na sede da PF em Porto Alegre. Durante cerca de 30 minutos, ele reafirmou que o dinheiro foi utilizado para honrar um compromisso pessoal.

Agora, o Ministério Público pode concordar com a decisão da Polícia Federal ou solicitar novas diligências, caso considere necessário aprofundar a investigação.

O caso ganhou repercussão justamente por ocorrer em meio ao processo eleitoral. No entanto, com o arquivamento oficial do inquérito, Airton Souza não responde mais a nenhuma apuração formal sobre o episódio.

Nota do Prefeito de Canoas

“Eu sempre confiei na justiça. Deus não abandona os justos e os que agem de bom coração. Sempre estive tranquilo. Sou um trabalhador que, assim como milhões de brasileiros, sempre lutou muito para honrar seus compromissos. A verdade é só uma, e ela sempre prevalece.”

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!