14.9 C
Canoas
06 de setembro de 2025

MetSul emite alerta de chuva excessiva de até 300mm no RS

A MetSul Meteorologia emitiu um alerta de chuva excessiva para o RS nas próximas horas; Veja onde são as áreas de maior risco

MetSul emite alerta de chuva excessiva de até 300mm no RS – O Rio Grande do Sul enfrenta mais uma vez a ameaça de chuva intensa. A MetSul Meteorologia e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram alerta vermelho para as regiões Oeste, Centro-Oeste e Sul do Estado, válido entre esta quinta-feira (8) e sexta-feira (9). Esse aviso indica risco alto para alagamentos e inundações, especialmente em municípios dessas áreas, onde os volumes de chuva devem ultrapassar 200 mm em apenas 48 horas.

De acordo com a MetSul, o fenômeno que provoca esse cenário é uma frente quente que atua sobre o território gaúcho. Contudo, já na próxima sexta-feira (9), uma frente fria deve avançar com força pelo Estado, ampliando ainda mais a instabilidade. Com isso, os volumes de precipitação podem variar entre 100 mm e 200 mm em apenas um dia. Em alguns locais, os acumulados podem atingir entre 50 mm e 100 mm em menos de três horas, ou até 150 mm em menos de seis horas.

LEIA MAIS:

Ainda segundo a MetSul, algumas cidades dessas três regiões críticas (Oeste, Centro-Oeste e Sul) poderão registrar o equivalente a até 200% da média histórica do mês inteiro em apenas dois dias. Nessas áreas, os acumulados podem facilmente ultrapassar os 300 mm, o que reforça o potencial para transtornos severos.

Conforme o Inmet, este alerta mais preocupante teve início na madrugada desta quinta e deve durar até as 3h da manhã da próxima sexta.

MetSul emite alerta de chuva excessiva de até 300mm no RS

MetSul emite alerta de chuva excessiva de até 300mm no RS: atenção

Apesar do alerta, os meteorologistas não esperam uma enchente como a de maio de 2024, quando o Rio Grande do Sul viveu uma catástrofe histórica. A MetSul ressaltou: “É fundamental outra vez enfatizar que cheias de rios ocorrem todos os anos no Rio Grande do Sul e que 2024 foi um evento extraordinário, não se prevendo para agora uma repetição de maio passado.”

Região Norte e parte da Grande Porto Alegre, incluindo Canoas, estão sob alerta amarelo

Enquanto isso, o Inmet emitiu um segundo alerta, de nível amarelo, válido para as regiões Norte, Nordeste e parte da Região Metropolitana de Porto Alegre, incluindo Canoas. Esse aviso começa às 8h desta quinta-feira (8) e segue até as 19h da sexta-feira (9).

Conforme o alerta, essa área pode registrar chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, além de ventos intensos entre 40 km/h e 60 km/h e queda de granizo. Mesmo com essas condições adversas, o Inmet considera baixo o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Estudante de jornalismo, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS