A Defesa Civil de Cachoeira do Sul, em ação conjunta com o Corpo de Bombeiros, resgatou duas pessoas ilhadas na manhã desta sexta-feira (9) após o grande volume de chuva registrado na estrada do Taboão, no Rio Grande do Sul. O resgate ocorreu com sucesso, apesar das condições adversas causadas pelo temporal que atinge o Estado desde quinta-feira (8). (Veja resgate abaixo)
LEIA MAIS:
- Atingidos pela enchente ainda podem ter direito a auxilio de 2,5 mil; consulte CPF
- Moradora de Canoas ganha R$ 550 mil no Tri Legal
- PIS/Pasep 2025: Veja o Calendário de Pagamentos do Abono Salarial em Maio
Rio Grande do Sul está em alerta vermelho por causa da chuva
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para as regiões Oeste, Centro-Oeste e Sul do Rio Grande do Sul, justamente onde o temporal tem provocado maiores estragos. A MetSul Meteorologia também havia antecipado o risco ao alertar para a possibilidade de acúmulo de até 300 mm de chuva, número considerado extremamente preocupante.
⚠ APÓS FORTE CHUVA | Duas pessoas ilhadas são resgatadas em cidade do Rio Grande do Sul. https://t.co/rFlaFQdT3k pic.twitter.com/PkR0QJ8yxC
— Agência GBC (@AgenciaGBC) May 9, 2025

Além disso, o Rio Grande do Sul permanece em estado de alerta desde a última quinta-feira, devido ao avanço da instabilidade climática que tem provocado alagamentos nas regiões destacadas em vermelho no mapa do Inmet.

Mesmo com chuva intensa, nova enchente como a de maio não deve ocorrer
Apesar da gravidade da situação, os meteorologistas da MetSul reforçam que, por mais que a chuva assuste, uma nova enchente nos mesmos moldes da tragédia de maio de 2024 não deverá ocorrer. Segundo os especialistas, os atuais volumes de chuva, embora expressivos, não apresentam a mesma configuração climática que causou a catástrofe anterior, como um bloqueio atmosférico, que impedia da chuva sair do RS, registrado naquela ocasião.
Previsão é de tempo seco nos próximos dias
Segundo a Climatempo, a previsão do tempo indica uma melhora nos próximos dias. A tendência é de que o tempo permaneça seco em grande parte do Estado, com a possibilidade de chuvas retornarem apenas no próximo fim de semana, entre os dias 17 e 18 de maio.