O temporal que atingiu o Norte do Rio Grande do Sul na manhã desta sexta-feira (9) causou sérios estragos em diversas cidades. Em Soledade, um vídeo registrou o momento exato em que um telhado é arrancado pela força do vento e arremessado contra uma rede elétrica.
Logo após o impacto, faíscas surgiram e a região ficou sem energia elétrica.
🔴 IMAGENS IMPRESSIONANTES | Telhado voa com força do vento durante temporal no Rio Grande do Sul. CLIQUE NO LINK E SAIBA MAIS: https://t.co/pL4OQKG3Xx pic.twitter.com/gfmYeUohGZ
— Agência GBC (@AgenciaGBC) May 9, 2025
Apesar do alerta vermelho emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na última quinta-feira (8), os estragos se multiplicaram em vários pontos do Estado. O alerta, que abrangia o Norte, Oeste, Centro-Oeste e Sul do RS, permaneceu válido até o meio-dia desta sexta-feira. No entanto, mesmo com o aviso, a intensidade da chuva e do vento provocou danos consideráveis.
LEIA MAIS:
- Trensurb: saiba como está o funcionamento nesta sexta (9)
- Veja vídeos de temporal que atingiu cidades no RS
- Traficante é preso vendendo drogas perto de creche em Canoas
Além do caso impressionante em Soledade, Santa Maria registrou alagamentos após o avanço da água sobre ruas e residências. Já em São Gabriel, o acumulado de chuva em apenas dois dias chegou a impressionantes 245 milímetros, o que agravou ainda mais a situação.

Enquanto isso, equipes da Defesa Civil e das prefeituras seguem monitorando os danos e prestando atendimento à população.
Mesmo com a melhora gradual no tempo em algumas áreas, o alerta permanece: as próximas horas ainda podem trazer instabilidade, segundo meteorologistas.
Telhado voa com força do vento durante temporal no Rio Grande do Sul: tempo deve melhorar
Embora a situação seja crítica, meteorologistas afirmam que o cenário não deve se transformar em uma nova enchente como a de maio de 2024. Segundo a previsão do tempo divulgada pela Clima Tempo, o tempo seco deve predominar nos próximos dias, com chuvas retornando apenas no próximo fim de semana, entre os dias 17 e 18 de maio.