14.2 C
Canoas
15 de agosto de 2025

Defesa Civil confirma tornado no Rio Grande do Sul

Cidade do Rio Grande do Sul decretou situação de emergência após a passagem de tornado

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou a passagem de um tornado no município de Erval Grande. O fenômeno atingiu a cidade entre 14h50 e 15h10 da última sexta-feira (9).

De acordo com o Centro de Monitoramento da Defesa Civil, o tornado ocorreu após o transporte de calor eumidades vindos do Norte do Brasil aliado ao aprofundamento de um sistema de baixa pressão. Por fim, o deslocamento de uma frente fria também provocou o fenômeno.

LEIA MAIS:

Conforme a Defesa Civil, o tornado no Rio Grande do Sul, provocou intensas rajadas de vento. Com isso, o município registrou estragos em prédios e residências, na rede elétrica, além de queda de galhos e árvores.

“Com base na análise das condições atmosféricas, nas imagens do radar meteorológico de Chapecó (fornecidas pela Defesa Civil de Santa Catarina à Defesa Civil gaúcha) e nas evidências observadas no local, constata-se a ocorrência de tornado naquela localidade”, diz o órgão em nota.

Devido aos estragos causados pelo tornado, o município de Erval Grande decretou situação de emergência.

Tornado no Rio Grande do Sul: como aconteceu a formação do fenômeno?

De acordo com a Defesa Civil, dados elaborados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) mostram uma frente fria posicionada no Rio Grande do Sul próximo à fronteira com o Uruguai. Além disso, simultâneamente, um sistema de baixa pressão atuava com seu centro localizado sobre o Paraguai.

Defesa Civil confirma tornado no Rio Grande do Sul

“Estes tipos de sistemas são responsáveis pela ocorrência de temporais severos, que culminam em grandes acumulados de precipitação, além de rajadas de vento intensas, também com potencial para a formação de fenômenos como frentes de rajada, microexplosões, tornados e trombas d’água”, finaliza a Defesa Civil do Rio Grande do Sul em nota.

Jaime Zanatta
Jaime Zanatta
Jornalista formado pela Unisinos escreve sobre economia, cotidiano, polícia e o dia a dia das cidades.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS