Um meteoro cruzou o céu do Rio Grande do Sul na noite deste domingo (11), Dia das Mães, e chamou a atenção de quem olhava para o alto. O fenômeno foi registrado pelo Observatório Heller & Jung, localizado em Taquara, e pôde ser visto claramente a partir de Santa Maria, na Região Central do estado.
☄️ METEORO DO DIA DAS MÃES | Um meteoro iluminou o céu do RS neste domingo (11) e foi visto a partir de Santa Maria. Veja o vídeo e entenda o fenômeno: https://t.co/LsaVOvmIdK pic.twitter.com/BtNn3VbfN4
— Agência GBC (@AgenciaGBC) May 12, 2025
De acordo com Carlos Fernando Jung, coordenador do observatório, o meteoro foi identificado como pertencente à chuva “phi Ophiuchids”. Ele destacou que o astro entrou na atmosfera a uma altitude de 102,7 km e se desintegrou a 55,2 km de altura, exatamente sobre a região de Santa Maria.
LEIA MAIS:
- Secretaria Estadual de Saúde confirma primeira morte por dengue de 2025 em Canoas
- INSS proíbe descontos de empréstimos de aposentados e pensionistas
- Rede de supermercados compra prédio do Carrefour
“Foi o ‘Meteoro do Dia das Mães’. Ele teve magnitude -2, o que significa que foi bastante brilhante, e durou apenas 1,2 segundo”, explicou Jung em nota.

“Meteoro do Dia das Mães” é visto passando pelo Rio Grande do Sul: entendo o fenômeno
A escala de magnitude indica o brilho do meteoro: quanto menor o número, mais intensa é a luz emitida. Por isso, o registro deste domingo foi considerado impressionante, mesmo com curta duração.
Fenômenos como esse são comuns nesta época do ano, mas nem sempre são visíveis a olho nu. Ainda assim, sempre que cruzam os céus, encantam moradores e despertam o interesse de astrônomos e curiosos.