A Secretária da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI) que a gripe aviária matou mais de 90 cisnes e patos no Zoológico de Sapucaia do Sul. A informação foi confirmada durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (16).
De acordo com a SEAPI, o zoológico está fechado para a visitação desde a última quarta-feira (14) e não tem previsão para ser reaberto.
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE A GRIPE AVIÁRIA:
Conforme a equipe técnica do Zoológico de Sapucaia do Sul, patos e cisnes morreram repentinamente. As aves, de diferentes espécies, não apresentaram sintomas específicos. Agora, equipes da SEAPI está monitorando o estado de saúde dos demais animais.
Gripe Aviária no Rio Grande do Sul
Nesta sexta-feira (16), O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) confirmou um caso de gripe aviária na cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul. A detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em matrizeiro de aves comerciais ocorreu na última quinta-feira (15).
De acordo com o MAPA, este é o primeiro foco de IAAP em sistema de avicultura comercial no Brasil. Desde 2006, o vírus circula na Ásia, África e no norte da Europa.

“O Mapa alerta que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos. A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo. O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas)”, ressalta o órgão em nota.