Canoas deverá decretar, nos próximos dias, situação de emergência em saúde pública. A informação foi confirmada pela reportagem da GBC.
O decreto está relacionado a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Nos últimos dias, o município está registrando aumento de casos e de internações.
LEIA MAIS:
- Fiscalização interdita estabelecimento comercial
- Funcionário de granja apresenta sintomas de H5N1 e é monitorado após surto de gripe aviária em Montenegro
- Mulher mata 40 criminosos com empadas envenenadas
Por fim, o decreto seguirá o exemplo do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre. Recentemente, o Estado e a Capital, decretaram situação de emergência devido ao número de casos de SRAG.
Rio Grande do Sul decreta situação de emergência na saúde
Na última segunda-feira (19), o governo do Rio Grande do Sul, decretou situação de emergência em saúde devido ao aumento de casos de SRAG.
De acordo com o Palácio Piratini, além do aumento expressivo de casos, também há registros de uma crescente demanda nos serviços de emergência com filas de espera para atendimento. Nos últimos dias, dobraram o número de internações de crianças de até cinco anos com SRAG.
Recentemente, uma portaria do Ministério da Saúde facilitou o acesso a recursos de custeio para pacientes internados por Síndrome Respiratória Aguda Grave. Porém, para isso, o município ou o Estado precisa ter decretado situação de calamidade publica.

Com o decreto, o Governo do Rio Grande do Sul poderá ter acesso a recursos para ampliar leitos de UTI e suporte ventilatório para pacientes que precisam de oxigênio.