20.8 C
Canoas
27 de maio de 2025
ServiçoValores a receber: agora é possível habilitar solicitação automática; Veja como

Valores a receber: agora é possível habilitar solicitação automática; Veja como

Veja como fazer a solicitação de valores esquecidos em bancos e receber o dinheiro em sua conta; Saiba mais detalhes a seguir

A partir desta terça-feira (27), o sistema de valores a receber do Banco Central ganhou uma novidade importante. Agora, cidadãos com dinheiro esquecido em bancos podem habilitar a solicitação automática de resgate.

LEIA MAIS:

Até então, quem tinha valores a receber precisava solicitar manualmente cada quantia. Com a mudança, o processo fica mais simples e rápido, mas a adesão ao novo sistema é opcional.

A funcionalidade, no entanto, está disponível somente para pessoas físicas. E mais: apenas para quem possui uma chave Pix do tipo CPF. Se você ainda não tem essa chave cadastrada, será necessário ativá-la na sua instituição financeira antes de habilitar o recurso.

Valores a receber: agora é possível habilitar solicitação automática: como habilitar recebimento de dinheiro esquecido

Para ativar o serviço de forma automática, é preciso acessar a plataforma do Sistema Valores a Receber (SVR) com uma conta gov.br de nível prata ou ouro. Além disso, é necessário ter a verificação em duas etapas ativada.

Segundo o Banco Central, quem optar pela habilitação automática não receberá aviso quando um dinheiro esquecido for encontrado. O crédito será feito diretamente na conta do cidadão pela instituição financeira responsável.

CLIQUE AQUI E SAIBA SE VOCÊ TEM DIREITO A VALORES RECEBER

Nem todos os casos são automáticos

Importante destacar que o novo recurso não vale para todas as situações. Contas conjuntas e instituições que ainda não assinaram o termo de devolução via Pix continuam exigindo a solicitação manual.

Os valores a receber representam dinheiro parado em instituições financeiras, como bancos e consórcios. Eles pertencem a pessoas físicas ou jurídicas que esqueceram saldos em contas encerradas, cobranças indevidas ou cotas de consórcios não resgatadas.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS