14.1 C
Canoas
24 de agosto de 2025

VÍDEO: Cidade gaúcha registra “chuva de raios” durante temporal

Uma cidade gaúcha registrou uma "chuva de raios" durante um temporal que atingiu a região; Veja mais detalhes na reportagem a seguir

Uma intensa chuva de raios iluminou o céu de Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre, na noite da última terça-feira (27). O fenômeno foi registrado pelas câmeras do sensor de raios do Observatório Heller & Jung, que captaram um total de 128 descargas elétricas entre as 23h e 02:20h durante o temporal.

LEIA MAIS:

Cidade gaúcha registra “chuva de raios” durante temporal: imagens impressionantes

Embora as imagens tenham impressionado e até assustado alguns moradores, nenhum estrago foi registrado na cidade.

Durante a tempestade, os relâmpagos riscaram o céu com alta frequência, revelando uma forte atividade elétrica na atmosfera. As cenas mostram clarões sucessivos, mesmo sem chuva intensa em todos os pontos do município.

VÍDEO: Cidade gaúcha registra “chuva de raios” durante temporal

Instabilidade avança pelo Rio Grande do Sul

Além de Taquara, outras cidades da Região Metropolitana também enfrentaram instabilidades devido à frente fria que avança pelo Rio Grande do Sul. O tempo segue instável nesta quarta-feira (28), com alerta para temporais em todas as regiões do estado. Ainda há risco de ressaca no Litoral. Segundo a Climatempo Meteorologia, a combinação entre a frente fria e a formação de um ciclone extratropical sobre o oceano causa chuva forte, ventos intensos e uma queda brusca de temperatura.

A instabilidade deve se intensificar especialmente entre a madrugada e a manhã desta quarta-feira. As rajadas de vento devem variar entre 51 km/h e 70 km/h na maior parte do estado, podendo chegar a 100 km/h no Litoral Norte. Em Porto Alegre, o dia começou com chuva, que deve persistir ao longo de toda a quarta-feira. A temperatura máxima na capital não deve passar dos 20 °C.

Em outras regiões do estado, os acumulados de chuva podem variar entre 20 mm e 40 mm, podendo chegar a 75 mm nas áreas mais afetadas, como o Sul e a Costa Doce. Já na Serra Gaúcha, o tempo permanece fechado, com chuva persistente e ventos fortes que podem atingir até 70 km/h. As temperaturas ficam baixas durante o dia e tendem a despencar ao longo da noite, com a chegada de uma massa de ar polar.

Conforme a Climatempo, a partir da noite de quarta-feira, o frio se intensifica em várias regiões. Soledade pode registrar mínima de 4 °C, Santa Maria 8 °C, enquanto Pelotas e Porto Alegre devem marcar 10 °C. A queda mais acentuada ocorre na madrugada de quinta-feira (29), quando o Rio Grande do Sul entra em uma onda de frio intenso. As mínimas variam entre 0 °C e 11 °C, com máximas que não devem ultrapassar os 14 °C na maior parte do estado.

Possibilidade de neve

Nas áreas mais altas, como São Francisco de Paula, os termômetros podem não passar dos 5 °C durante o dia. Há, inclusive, previsão de neve na madrugada de quinta-feira, especialmente nas regiões serranas. A circulação marítima associada ao ciclone manterá a umidade e a chuva na Costa Doce, Litoral, Região Metropolitana, Serra e Vales, com volumes entre 20 mm e 40 mm (podendo atingir até 80 mm em pontos isolados).

Os ventos continuam fortes, principalmente na metade Leste, com rajadas acima de 90km/h.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Estudante de jornalismo, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS