A Azul Linhas Aéreas cancela voos entre o Rio Grande do Sul e São Paulo. A partir de agosto, a ligação entre Santa Maria e o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), será cancelada.
O cancelamento da rota de Santa Maria não é o único feito pela Azul. Recentemente, a companhia aérea também suspendeu voos em cidades de Santa Catarina, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.
LEIA MAIS:
- Latam anuncia novas rotas nacionais e internacionais em Porto Alegre
- Projeto de Lei pode fazer com que corridas de aplicativo em dinheiro fiquem de graça; Entenda
- Aeroporto de Pelotas pode ter novo proprietário
Em território gaúcho, o voo entre Campinas e Santa Maria é o segundo cancelamento feito pela Azul em 2025. Em março, ela suspendeu o voo entre Santo Ângelo e São Paulo.
Azul cancela voos: Santa Maria terá apenas viagens para Porto Alegre
Com o cancelamento do voo da Azul para São Paulo, passageiros que embarcam no Aeroporto de Santa Maria terão apenas uma opção de destino: Porto Alegre. Para a capital gaúcha, a Azul seguirá voando com as aeronaves ATR 72-600 com capacidade para até 70 passageiros às terças, quintas e sábados.
Em 2025, o voo da Azul para São Paulo é a segunda rota que o Aeroporto de Santa Maria perde. Em março, com a suspensão das operações da Voepass, a cidade gaúcha perdeu a ligação que tinha com o Aeroporto de Florianópolis.

Azul em recuperação judicial
O cancelamento do voo entre Santa Maria e São Paulo ocorre após a Azul pedir recuperação judicial no Estados Unidos. A companhia busca renegociar uma dívida de R$ 11 bilhões. Para isso, ela precisa reduzir custos, o que poderá impactar em até 30% das viagens feitas atualmente. Por isso, a empresa pode cancelar novos voos no Rio Grande do Sul.