A deputada Carla Zambelli (PL-SP) afirmou, nesta terça-feira (3), que está fora do Brasil há alguns dias. Segundo ela, o motivo da viagem foi a continuidade de um tratamento médico que realiza na Europa. Durante uma transmissão ao vivo no YouTube, Zambelli declarou que pretende pedir licença do mandato.
LEIA MAIS:
- Anvisa proíbe venda de três famosas marcas de café
- Bolsa Família: saiba quando começa o pagamento em junho
- Governo aprova salário mínimo regional de R$ 2 mil; Veja onde
“Queria anunciar que estou fora do Brasil já faz alguns dias. Eu vim, a princípio, buscando tratamento médico que eu já fazia aqui e, agora, eu vou pedir para que eu possa me afastar do cargo”, disse Carla Zambelli.

Além disso, a deputada citou o colega de partido Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que também deixou o Brasil e se licenciou do cargo. “Tem essa possibilidade da Constituição. Acho que as pessoas conhecem um pouco mais essa possibilidade hoje em dia porque foi o que o Eduardo fez também.”
A defesa de Carla Zambelli afirmou que não sabe informar para qual país europeu a parlamentar viajou. O local exato, portanto, segue sob sigilo.
Condenada pelo STF, Carla Zambelli deixa o Brasil e anuncia que pedirá licença do mandato: entenda mais sobre a condenação
Enquanto isso, a situação da deputada na Câmara dos Deputados segue indefinida. A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, em maio, pela perda automática do mandato de Carla Zambelli. A Mesa Diretora da Câmara acatou a decisão. No entanto, parte dos parlamentares entende que somente o plenário da Casa pode decidir sobre a cassação.
Mesmo sendo vista como um problema para o ex-presidente Jair Bolsonaro, Carla Zambelli ainda conta com apoio dentro da bancada do PL. Bolsonaro já chegou a culpar a deputada pelo desempenho ruim nas eleições de 2022.