18 C
Canoas
15 de agosto de 2025

Consulta pelo CPF segue ativa para saber se você ainda tem direito ao Programa Volta por Cima

O sistema criado pelo Governo do Rio Grande do Sul para identificar, por meio do CPF, quem tem direito ao auxílio emergencial de R$ 2,5 mil continua disponível

O sistema criado pelo Governo do Rio Grande do Sul para identificar, por meio do CPF, quem tem direito ao auxílio do Programa Volta por Cima de R$ 2,5 mil continua disponível para consulta.

LEIA MAIS:

O benefício foi lançado em 2024 com o objetivo de ajudar financeiramente as famílias atingidas pelas enchentes que devastaram diversas cidades no Estado.

Consulta pelo CPF segue ativa para saber se você ainda tem direito ao Programa Volta por Cima

Mesmo após o fim do prazo para o pagamento da maior parte dos cartões, o site segue liberado. Ou seja: ainda é possível verificar se o CPF está entre os selecionados para receber o benefício estadual.

Como consultar pelo CPF

Para descobrir se o CPF foi incluído na lista dos beneficiários, o procedimento é simples:

  • Acesse o site sosenchentes.rs.gov.br;
  • Clique na aba Consulta por CPF;
  • Digite o número completo do seu CPF (sem pontos ou traços);
  • Confirme a consulta.

O sistema mostra se o cidadão foi contemplado, qual o valor do auxílio e se o cartão já foi emitido. Caso o nome não apareça, ainda assim é possível recorrer, principalmente se os dados no CadÚnico estiverem atualizados.

Quem pôde receber o auxílio?

O governo utilizou os dados do Cadastro Único (CadÚnico) para definir quem receberia o valor emergencial. Entre os critérios:

  • Estar em município com decreto de calamidade;
  • Ser identificado como desalojado ou desabrigado;
  • Ter renda familiar de até três salários mínimos;
  • Ter atualizado o CadÚnico nos últimos 12 meses.

Mesmo com a maior parte dos pagamentos já concluída, muitos beneficiários ainda não verificaram se têm direito ao valor. Em vários casos, o benefício continua disponível, mas ninguém o sacou ou resgatou até agora. Verificar o CPF no site oficial pode evitar que o valor retorne aos cofres públicos.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Estudante de jornalismo, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS