A Polícia Civil do RS prendeu Christian Macedo Rodrigues, de 43 anos, líder de facção preso na última segunda-feira (2). O criminoso, considerado um dos chefes mais perigosos do tráfico na Região Metropolitana, estava foragido havia quase uma década.
LEIA MAIS:
- Homem morre após carro capotar em acidente na BR-386
- Anvisa proíbe venda de três famosas marcas de café
- Polícia Civil prende síndico acusado de abusar sexualmente de criança de 8 anos
Condenado a 124 anos de prisão por uma chacina em Alvorada, Christian foi localizado em um condomínio de classe média no Centro de Campo Bom, onde vivia discretamente. A captura aconteceu após um ano de investigação intensa da Delegacia de Capturas (DECAP), com apoio do Gabinete de Assuntos Estratégicos da Polícia Civil (GIE).

Os agentes monitoraram o imóvel por vários dias. Quando confirmaram que ele estava no local, realizaram a abordagem sem que houvesse resistência. Com o criminoso, encontraram R$ 10 mil em dinheiro trocado, documentos falsificados e um caderno com anotações sobre a atividade criminosa da facção.
Christian era alvo de quatro mandados de prisão por homicídio qualificado. De acordo com as investigações, ele comandava um núcleo violento de uma facção com base na zona leste de Porto Alegre, mas com forte atuação também em Alvorada e na zona norte da capital.
Saiba quem é o líder de facção preso no RS: tentativa de homicídio contra MC Meno K
Entre os crimes atribuídos a Christian está a tentativa de assassinato contra o funkeiro MC Meno K, em 2022. O ataque ocorreu na saída de uma boate. Meno K foi baleado, e duas outras pessoas morreram após uma troca de tiros. Conforme a Polícia, o alvo real era um rival da facção, mas o cantor acabou atingido por morar em uma área controlada pelo grupo adversário.
Além disso, o criminoso responde a pelo menos 12 investigações por homicídios, além de processos por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.