A Região Sul já enfrenta temperaturas abaixo de 5ºC nesta quinta-feira (12), com geada em boa parte do Rio Grande do Sul. Segundo o Climatempo, cidades da Serra do Sudeste e dos Campos de Cima da Serra podem registrar marcas negativas nos termômetros. Na Grande Porto Alegre, o amanhecer tem mínimas entre 3ºC e 6ºC, mas a tarde deve ser mais amena, com máximas ao redor dos 20ºC.
LEIA MAIS:
- Saiba qual é a fase da lua de hoje (12/6); Veja calendário lunar completo
- VÍDEO: Avião da Air India cai e mata mais de 240 pessoas
- Saiba quem é o ‘Lázaro paranaense’, criminoso que matou a própria família
O avanço do ar polar pelo centro-sul do Brasil vai intensificar ainda mais o frio nos próximos dias. A previsão aponta que as tardes mais geladas do ano devem ocorrer entre quinta (12) e sábado (14) em várias capitais do Sudeste.
Climatempo alerta para frio extremo: condições afetam outros Estados
Em São Paulo, os termômetros podem chegar a 10ºC hoje, o que deve tornar esta a tarde mais fria de 2025 até agora. O frio aumenta na sexta e sábado, com previsão de mínima de 8°C, podendo quebrar o atual recorde de 9,6°C, registrado em maio.

No Rio de Janeiro, a quinta-feira também pode ser a mais fria do ano até o momento, com máxima de apenas 21°C. Mas o destaque está nas madrugadas de sexta e sábado, que devem ter mínimas de até 12°C, superando o recorde atual de 14,7°C.
Já em Belo Horizonte, o frio chega com força inédita. A capital mineira pode quebrar dois recordes ao mesmo tempo nesta quinta-feira: o de menor temperatura do ano e o de tarde mais fria. Com mínimas previstas abaixo dos 15°C, áreas do sul de Minas podem até ter geada e marcas negativas.