O INSS notificou 9,4 milhões de aposentados e pensionistas sobre descontos possivelmente irregulares em seus benefícios. A autarquia enviou os alertas exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS, por meio da aba de notificações (ícone do sininho).
LEIA MAIS:
- Portabilidade do consignado CLT: saiba como transferir empréstimo para outro banco
- Caixa Tem libera empréstimo de R$ 1mil para quem tem conta digital: veja como pedir direto do celular
Dessa forma, cada beneficiário deve acessar o Meu INSS ou ligar para o número 135 e informar se autorizou ou não os descontos. Além disso, o INSS reforçou que não entra em contato por telefone, SMS ou WhatsApp. Portanto, o aplicativo Meu INSS é o único canal oficial para esse tipo de procedimento.
Como consultar descontos indevidos no Meu INSS Gov
- Baixe o app “Meu INSS” disponível para Android e iOS.
- Acesse com seu login gov.br.
- Clique em “Consultar descontos de entidades associativas”.
- Verifique se há cobranças que você não reconhece.
- Caso não tenha autorizado, siga as instruções para contestar.

A notificação enviada traz a seguinte mensagem:
“Aviso importante para você. Foi identificado desconto de entidade associativa em seu benefício. A partir de amanhã você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135.”

O que acontece depois
Se o beneficiário declarar que não autorizou o desconto, o INSS notificará a associação envolvida pelo novo Portal de Desconto de Mensalidades Associativas (PDMA). A entidade terá até 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a autorização ou devolver os valores.
Se a associação não comprovar o vínculo ou não fizer a restituição, será obrigada a reembolsar os valores sem correção monetária, por meio de Guia de Recolhimento (GRU).