Após registrar uma pane no sistema durante a manhã desta quarta-feira (18), a casa de bombas Canoas número 6, localizada na Avenida Dique, voltou a operar normalmente. A unidade é responsável pelo escoamento da água acumulada no bairro Mathias Velho, uma das áreas mais afetadas pelas cheias em Canoas desde a enchente de maio.
LEIA MAIS:
- Defesa Civil emite alerta de inundação no Rio Grande do Sul
- INMET emite alerta vermelho de chuva no Rio Grande do Sul
Canoas: Casa de bombas no Mathias Velho volta a operar: chuva causou falha temporária
A paralisação temporária ocorreu depois que o gerador de energia elétrica da estrutura ficou parcialmente submerso devido à forte chuva, o que fez o disjuntor desarmar. O problema causou a interrupção do funcionamento dos motores por mais de 30 minutos.
Durante uma transmissão ao vivo da Rádio Gaúcha, a equipe de reportagem constatou vazamento de diesel na área do gerador, além de mostrar a dificuldade dos técnicos para restabelecer o sistema. Por volta das 11h17min, uma equipe da RGE chegou ao local e deu início aos reparos. Às 11h40min, os motores foram religados e, desde então, a casa de bombas Canoas voltou a funcionar dentro da normalidade.

Apesar do susto, a Prefeitura de Canoas informou que segue monitorando todas as unidades de bombeamento, especialmente em áreas críticas como o Mathias Velho, onde há vários pontos de alagamento por causa das chuvas que atingem a cidade desde a última terça-feira (17).
A operação contínua da casa de bombas número 6 é considerada essencial para evitar novos alagamentos e dar suporte à drenagem urbana em um dos bairros mais vulneráveis da cidade.