A Prefeitura de Canoas anunciou que vai decretar situação de emergência ainda nesta quarta-feira (18). A decisão ocorre após os intensos alagamentos que atingiram, principalmente, o lado Oeste da cidade, desde as fortes chuvas iniciadas na terça-feira (17).
LEIA MAIS:
- Por que está chovendo tanto no Rio Grande do Sul? Entenda
- Defesa Civil emite alerta de inundação no Rio Grande do Sul
Canoas decretará situação de emergência: diversos transtornos
Conforme a administração municipal, diversos bairros enfrentam pontos críticos de acúmulo de água, o que prejudicou o trânsito, alagou residências e interrompeu o funcionamento de serviços públicos.
Devido a chuva forte, UPA é fechada em Canoas
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Liberty Dick Conter, no bairro Mathias Velho, em Canoas, está fechada. O motivo, conforme a prefeitura, é o alagamento causado pela forte chuva das últimas horas.
As ruas Caçapava e Campinas, no entorno da UPA, estão alagadas o que dificulta o fluxo de pedestres e veículos.
Chuva em Canoas: demanda de pacientes
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a demanda de pacientes da UPA Liberty Dick Conter está sendo absorvida pelo Hospital Nossa Senhora das Graças. Além disso, a pasta ressalta que não há riscos de alagamentos nas UPAs Rio Branco, Boqueirão e Niterói.

Por fim, a SMS informa que não há registros de prejuízos e danos causados pelos alagamentos em unidades básicas de saúde.
A forte chuva das últimas horas provocou uma série de transtornos nos bairros Olaria, Niterói, Mathias Velho, Fátima, Harmonia, Estância Velha e Cinco Colônias. Conforme a Defesa Civil, em apenas quatro horas, choveu 69 mm, enquanto esperado para o dia inteiro, era de 61mm.
“Desde o início tínhamos uma previsão de que, na madrugada desta quarta e durante o dia todo seria o ponto mais crítico desta semana. Tínhamos uma previsão inicial de 15 milímetros da meia-noite até às cinco da manhã. E segundo as estações meteorológicas nossas aqui do município choveu da meia-noite até às quatro da manhã, só no bairro Matias Velho, 68 mm”, explica o secretário da Defesa Civil e Resiliência Climática de Canoas, Vanderlei Marcos.