11.9 C
Canoas
06 de setembro de 2025

Canoas busca conversa com o Governo do RS para liberar recursos das obras dos diques

Até o momento, a Prefeitura de Canoas tem feito obras dos diques com recursos próprios

A Prefeitura de Canoas busca intensificar a conversa com o Governo do Estado para destravar os recursos necessários para dar continuidade as obras dos diques.

De acordo com João Batista Portella, secretário geral de Governo, prefeitura e governo devem se reunir nesta semana para discutir a liberação dos recursos.

LEIA MAIS:

“Garantir a segurança dos moradores das áreas mais afetadas quando chove é a nossa prioridade neste momento. Sabemos que essa é uma preocupação, também, do governador e do Estado, e por isso esperamos sentar já nesta semana com as equipes responsáveis no Governo do RS para verificarmos tudo que pode ser feito para agilizar a liberação dos recursos aguardados por Canoas”, ressalta.

Portella destaca que a prefeitura encaminhou todos os documentos referentes aos projetos foram, encaminhados para a Secretaria Estadual da Reconstrução Gaúcha (SERG). Os documentos chegaram a receber avaliação favorável. Porém, os documentos aguardam, ainda, desde maio, análise técnica do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática e pela análise do Comitê Gestor do Fundo do Plano Rio Grande.

“Cumprimos todas as etapas estabelecidas até aqui, sempre dentro dos prazos, e sempre buscando a máxima agilidade”, pontua Portella.

Canoas faz obras dos diques com recursos próprios

Em maio, conforme a prefeitura, a SERG havia estabelecido o prazo de 15 de junho para a liberação dos recursos. Porém, o repasse não ocorreu.

Canoas busca conversa com o Governo do RS para liberar recursos das obras dos diques

“Compreendemos que os processos técnicos precisam ser cumpridos, porém, diante de mais uma chuva, esperamos que essa análise possa ser agilizada e temos a convicção de que a SERG, com a sensibilidade dos seus gestores, e diante da preocupação do governador com os canoenses, irá atender nosso apelo para liberar este recurso ainda em junho”, confia Portella.

Enquanto o repasse não ocorre, a Prefeitura de Canoas utiliza recursos próprios para a execução das obras. Até o momento, o município investiu R$ 70 milhões nas obras dos diques dos bairros Mato Grande, Mathias Velho e Rio Branco.

Jaime Zanatta
Jaime Zanatta
Jornalista formado pela Unisinos escreve sobre economia, cotidiano, polícia e o dia a dia das cidades.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS