Na manhã desta sexta-feira (27), a Polícia Civil realizou uma operação de combate a uma organização criminosa nas cidades de Campo Bom, Novo Hamburgo, Rosário do Sul e Canoas.
A Operação Pedágio age no combate a uma organização criminosa que atua de forma sistemática na extorsão de comerciantes, especialmente de revendas de veículos no Vale dos Sinos.
LEIA MAIS:
- Senado aprova aumento no número de deputados federais para 531 a partir de 2027
- Salário mínimo vai subir em julho, saiba novo valor
- PIS 2025: saiba quem tem direito e como consultar valor

Polícia Civil realiza operação contra organização criminosa em Canoas
A Polícia Civil, , por meio da Delegacia de Polícia de Campo Bom, deflagrou na manhã desta sexta-feira (27) a Operação Pedágio.
Foram cumpridas 46 ordens judiciais, sendo 15 mandados de prisão e 31 de busca e apreensão nos municípios de Campo Bom, Novo Hamburgo, Rosário do Sul e Canoas, além de alvos localizados nos estados do Paraná e São Paulo.
Vários dos suspeitos já estão recolhidos no sistema penitenciário e são apontados como integrantes de organização criminosa. 13 pessoas já estão presas.
A investigação, iniciada em 2024, apura a prática dos crimes de extorsão, lavagem de dinheiro e organização criminosa, revelando um esquema altamente estruturado, com divisão de tarefas entre um núcleo operacional, responsável pelas ameaças e cobranças, e um núcleo financeiro, encarregado de movimentar e ocultar os valores arrecadados ilicitamente.
Conforme informações da polícia, as vítimas dos criminosos eram coagidas a realizar pagamentos mensais sob ameaça de morte, agressões físicas e danos a seus estabelecimentos. Mais de 70 empresas foram identificadas como vítimas do grupo criminoso.
A Operação Pedágio, realizada na manhã desta sexta-feira (27), contou com a participação de aproximadamente 140 policiais civis.