13.8 C
Canoas
29 de junho de 2025

Vai nevar? Onda de frio atinge Rio Grande do Sul

Nova onda de frio atinge o Rio Grande do Sul com mínimas negativas e geada. Veja se vai nevar com queda de temperatura

Uma forte onda de frio começa a atuar no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (30), derrubando as temperaturas e provocando geada em todo o estado. E muitos já se perguntam: vai nevar?

A massa de ar polar que avança pelo Sul do Brasil é considerada “significativamente forte”, segundo a MetSul Meteorologia, e promete tornar a semana gelada em todo o território gaúcho.

Vai nevar? Onda de frio atinge Rio Grande do Sul: frio vem da Argentina, onde já houve neve intensa

A nova onda de frio atingiu primeiro a Patagônia e o Centro da Argentina, onde as temperaturas mínimas chegaram a -17,1°C neste domingo (29). A neve foi registrada em todas as províncias patagônicas, além de áreas do Centro do país. No Uruguai, também há previsão de neve entre domingo e segunda-feira, algo considerado raro pelos meteorologistas.

LEIA MAIS:

Há chance de neve no RS?

Apesar do frio intenso, não há previsão de neve no Rio Grande do Sul, conforme os dados analisados pela MetSul. O principal motivo é que a chegada do ar mais gelado ocorre sem umidade suficiente na atmosfera e sem a presença de chuva, o que torna improvável a formação de neve.

No entanto, existe uma pequena possibilidade de precipitação invernal nesta segunda-feira (30) em áreas de maior altitude no Sul do Estado, como em regiões elevadas da Campanha e do Extremo Sul.

Geada e mínimas negativas em todo o Estado

Mesmo sem neve, o frio será intenso. As temperaturas mínimas devem ficar próximas ou abaixo de 0°C em diversas regiões. Na Serra Gaúcha, os termômetros devem marcar até -4°C. A previsão indica geada generalizada em todas as regiões do RS, com pico entre terça (1º) e quarta-feira (2).

Além disso, o congelamento do solo poderá ocorrer em pontos das regiões Oeste, Centro e Sul. A Grande Porto Alegre também poderá registrar geada e temperaturas muito baixas.

Atenção redobrada com a saúde e o bem-estar

Com a chegada da onda de frio, as autoridades de saúde recomendam atenção especial a crianças, idosos e pessoas em situação de rua, que estão mais vulneráveis às baixas temperaturas. A Defesa Civil orienta que todos se protejam com agasalhos e mantenham ambientes bem aquecidos.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS