Um ciclone extratropical vai aumentar a intensidade e duração da onda de frio que atinge o Rio Grande do Sul (RS). Nesta terça-feira (1°) o sistema atua o Atlântico Sul entre o Uruguai e o território gaúcho.
De acordo com a previsão publicada pela MetSul em eu site, o ciclone extratropical que atua intensifica o frio no Rio Grande do Sul não é profundo e tem tendência de afastamento. Com isso, ele não apresenta riscos em relação a velocidade e força de vento.
LEIA MAIS:
- Havan confirma inauguração de loja em Canoas
- Bolsa Família: mudança pode fazer brasileiros perderem benefício
- Cuidados com o pet durante onda de frio
“O seu maior efeito é impulsionar ar mais frio do Sul para o Sul do Brasil, o que fez com que o começo desta terça fosse extremamente frio no Rio Grade do Sul e em parte de Santa Catarina e fará com que as marcas excepcionalmente baixas se repitam no começo da quarta”, diz a MetSul em seu site.
Ciclone extratropical vai aumentar e intensificar a onda de frio no RS
Conforme a MetSul, o ciclone extratropical está impulsionando ar frio e seco para o Rio Grande do Sul. Por isso, a tarde desta terça (1°) está mais fria que o normal. Em Canoas, a máxima ficou em apenas 10°C.

Por isso, devido a atuação do ciclone extratropical, a madrugada da próxima quarta-feira (2) será ainda mais fria no Rio Grande do Sul.
“Como ciclones habitualmente impulsionam ar seco e garantem dias seguidos de tempo firme e com a atmosfera seca, na segunda metade da semana seguirá fazendo muito frio à noite mesmo com a massa de ar frio rapidamente enfraquecendo”, ressalta a MetSul.
Devido a atuação do ciclone os próximos dias terão grande amplitude térmica. As madrugadas e as manhãs seguirão sendo geladas. Porém, durante a tarde, as temperaturas sobem e serão agradáveis, ao contrário deste inicio da semana.
*Com informações da MetSul Meteorologia