A tensão entre Donald Trump e o empresário Elon Musk ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (1º). Durante uma entrevista a caminho da inauguração de uma prisão para imigrantes na Flórida, o presidente dos Estados Unidos foi questionado sobre a possibilidade de deportar o bilionário dono da Tesla e da rede social X (antigo Twitter).
“Vamos dar uma olhada nisso”, respondeu Trump, acenando com a possibilidade de Musk ser alvo de investigações ligadas à imigração.
A declaração veio horas após Trump criticar Musk em sua rede Truth Social, dizendo que “Elon pode ter recebido mais subsídios do que qualquer ser humano na história” e que, sem eles, “provavelmente teria que fechar as portas e voltar para casa, na África do Sul”.
Elon Musk será deportado? Trump diz que vai “dar uma olhada nisso”: Ataques diretos e ameaças de investigação
Trump também sugeriu que o Departamento de Energia dos EUA (DOE) (que já teve ligação com projetos de Musk) poderia reabrir investigações contra o bilionário.
“DOGE é o monstro que pode ter que voltar e devorar Elon”, escreveu o republicano, referindo-se ao apelido da instituição em tom irônico.
A crítica se intensificou após Musk se opor ao projeto de corte de gastos do governo, que atinge diretamente os subsídios para veículos elétricos da Tesla.
Troca de farpas reaquece treta antiga
Os dois já haviam protagonizado uma disputa pública anos atrás, mas tinham selado uma espécie de trégua. Agora, a polêmica voltou com força total.
LEIA MAIS:
- “Bobbie Goods”: entenda o fenômeno que conquistou o Brasil
- Afinal, por que a capivara está na moda? Entenda a febre e o que explica esse fenômeno
- Irã anuncia fim da guerra com Israel e cita “grande vitória”
Tudo começou quando Musk criticou, pelo X, o projeto de lei orçamentária em debate no Congresso dos EUA. Ele classificou o texto como “ultrajante” e uma “abominação repugnante”. Trump, por sua vez, afirmou estar “decepcionado com Elon” e disse que o bilionário só passou a criticar a proposta após perder influência política.
Musk negou que tivesse conhecimento do projeto. Ele ainda ironizou Trump com memes e afirmou que o ex-presidente só foi eleito graças à ajuda dele nas redes.
Trump ameaça cortar subsídios
Além da retórica agressiva, Trump ameaçou acabar com os contratos governamentais da Tesla e da SpaceX, o que poderia representar bilhões em prejuízo para Musk.
“Se quisermos economizar bilhões no orçamento, a melhor forma é cortar os subsídios de Elon Musk”, escreveu Trump.
Elon Musk pode ser deportado?
Apesar da provocação de Trump, Musk é cidadão naturalizado dos Estados Unidos e não pode ser deportado arbitrariamente. Especialistas avaliam que a fala tem mais peso político do que jurídico, mas o embate pode trazer consequências para os negócios do empresário.