A operação Polícia Civil deflagrada nesta quinta-feira (3) combate um grupo criminoso envolvido com tráfico de drogas e comércio ilegal de armas no Rio Grande do Sul.
As diligências ocorrem nas cidades de Esteio, Sapucaia do Sul e Charqueadas. A ação é coordenada pela 1ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (1ªDIN), do Denarc.
Até as 7h30, os agentes já haviam prendido três pessoas. Elas responderão por tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.
LEIA MAIS:
- Caixa Tem vai pagar R$2.150 em benefícios nos próximos dias
- Vereadores aprovam aumento de imposto
- Governo do RS abre concurso para o magistério com 6 mil vagas
Ao todo, a operação cumpre sete mandados de busca e apreensão. As ordens judiciais foram expedidas após meses de investigação.
Denúncia anônima deu início à operação Polícia Civil
A investigação começou no ano passado, logo após uma denúncia anônima. O informante revelou um esquema ligado à companheira de um apenado da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc).
Segundo a Polícia Civil, a mulher, de 26 anos, atuava como elo entre o detento e os demais integrantes da facção. Assim, o homem conseguia comandar o tráfico de dentro da cadeia.
Além disso, a denúncia indicava que uma oficina mecânica em Esteio era usada para lavar dinheiro obtido com o tráfico de drogas.
Buscas comprovaram esquema e prenderam suspeitos
Durante a investigação, os policiais identificaram o detento envolvido. Em uma das buscas na oficina, encontraram R$ 66 mil em espécie, um carro e um celular.

A análise do aparelho revelou mensagens e provas que confirmaram toda a denúncia. Os dados também ajudaram a identificar outros envolvidos no esquema.
Conforme a polícia, a facção abastecia o tráfico local em Esteio. A operação desta quinta-feira é essencial para comprovar os vínculos entre os criminosos e encerrar o inquérito.