O Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou uma nova estratégia para ampliar sua presença nas redes sociais: oferecerá suporte jurídico para influenciadores que estiverem com Lula, ou seja, criadores de conteúdo que se alinham ao governo e o defendem publicamente.
A iniciativa faz parte do projeto “Pode Espalhar”, criado pelo partido em parceria com a Fundação Perseu Abramo, que também é ligada ao PT e financiada com recursos públicos destinados pela Justiça Eleitoral.
LEIA MAIS:
- Afinal, por que a capivara está na moda? Entenda a febre e o que explica esse fenômeno
- Mudança no BPC: novas regras podem cortar benefício da população?
- Saiba quando começa o pagamento do Bolsa Família
Influenciadores que ‘estiverem com Lula’ receberão apoio do Governo Federal: Advocacia para militantes digitais
Segundo o presidente da fundação, Paulo Okamotto, o objetivo é garantir que esses influenciadores possam atuar com mais segurança durante o período eleitoral. Uma equipe de advogados e orientadores jurídicos será colocada à disposição dos participantes.
“Vocês podem dizer: o governo do Lula é um governo que eu gosto. Isso não é campanha antecipada. Se precisar de advogado, vocês podem acionar a nossa rede”, afirmou Okamotto durante o lançamento do projeto.
O apoio será focado em quem já atua nas redes sociais defendendo as políticas públicas e decisões do atual governo. Assim, o PT espera formar o chamado “Clube de Influência do Time Lula”, uma rede organizada de militantes digitais com suporte tanto jurídico quanto de conteúdo.
Campanha digital: ‘99% contra 1%’
O secretário nacional de Comunicação do PT, Jilmar Tatto, explicou que a campanha foi motivada por recentes derrotas do governo no Congresso. Um dos episódios mais simbólicos, segundo ele, foi a derrubada do projeto que aumentava as alíquotas do IOF para grandes investidores.
“O que aconteceu na semana passada na votação do IOF foi o estopim. O que nós queremos é mostrar quem paga a conta no Brasil”, disse Tatto.
A nova narrativa escolhida pelo partido é clara: “99% contra 1%“. A intenção é comunicar que o governo Lula busca beneficiar a maior parte da população, enquanto enfrenta resistência dos setores mais ricos.
Formação e estrutura para influenciadores com Lula
O projeto “Pode Espalhar” pretende também capacitar digitalmente os influenciadores com Lula, oferecendo conteúdos prontos para compartilhamento, estratégias de engajamento e treinamentos. A expectativa do PT é reunir centenas de perfis alinhados ao governo em todas as redes sociais, especialmente em ano pré-eleitoral.

Além de Tatto e Okamotto, a proposta recebeu o aval do presidente nacional do PT, Humberto Costa, reforçando o apoio institucional do partido à mobilização digital.