12.3 C
Canoas
12 de julho de 2025

Saiba com quem ficarão as crianças resgatadas com hipotermia

Conforme a GM, a criança de 2 anos estava caída no chão, roxa e tremendo

Em meio a uma nova onda de frio no Rio Grande do Sul (RS), duas crianças e um adolescente foram resgatados em situação de abandono em Porto Alegre na última segunda-feira (30). Eles apresentavam sinais de hipotermia.

De acordo com informações da Guarda Municipal, os agentes encontraram os três menores no cruzamento das ruas Uruguai e Montevidéu, no Centro Histórico de Porto Alegre. Os menores tinham 2, 7 e 17 anos.

LEIA MAIS:

Saiba com quem ficarão as crianças indígenas resgatadas com hipotermia em Porto Alegre

Dois deles eram crianças, de apenas 2 e 7 anos, e um adolescente de 17.

A ocorrência foi registrada após denúncia de moradores da região que relataram a presença dos menores em condições críticas no cruzamento das ruas Uruguai e Montevidéu.

Sem agasalhos adequados, os três apresentavam claros sinais de hipotermia e queimaduras provocadas pela exposição ao frio.

Os três estavam sem agasalhos e apresentavam queimaduras de frio, além de sinais de hipotermia. Conforme a GM, a criança de 2 anos estava caída no chão, roxa e tremendo.

Nesta sexta-feira (4), o Tribunal de Justiça do RS confirmou que as duas meninas indígenas, de 2 e 7 anos, resgatadas com hipotermia em Porto Alegre, ficarão sob os cuidados de outra família da mesma aldeia que têm melhores condições de garantir a proteção integral dos direitos delas.

O pai das crianças, de 43 anos, alegou compreender apenas o idioma guarani, dificultando o andamento da investigação policial. Um segundo homem da mesma aldeia tentou intermediar como intérprete, mas há dúvidas sobre a fidelidade da tradução.

A mãe, que tem 7 filhos com o companheiro, será ouvida e o casal pode responder por abandono de incapaz. Também está sendo investigada a identidade de uma jovem de 19 anos que estava com as crianças e mentiu sobre a idade, levantando suspeitas de que ela possa ser, na verdade, a mãe biológica de uma das meninas. Como nenhum dos envolvidos tem documentos, as idades exatas ainda são incertas.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS