6.2 C
Canoas
30 de julho de 2025

Golpistas utilizam nome da Netflix para roubar dinheiro e dados de clientes

Os golpistas usam a técnica typosquatting para enganar os clientes da Netflix

Golpistas estão usando nome da Netflix para roubar dinheiro e dados de clientes. A fraude foi identificada pela empresa de segurança digital ESET na última sexta-feira (4).

Se passando por funcionários da empresa, os criminosos por trás da campanha falsa entram em contato com os clientes alertando sobre um suposto problema de pagamento em sua conta, que teria resultado no cancelamento da assinatura. Em seguida, os assinantes são induzidos a fazer um Pix para quitar a dívida e continuar acessando os conteúdos online.

LEIA MAIS:

Como funciona o golpe?

Os assinantes recebem um e-mail relatando a suposta pendência e trazendo instruções sobre como resolvê-la.  A mensagem sugere ao usuário clicar no link “Reiniciar Assinatura”, que o direciona a um site falso, com endereço similar ao legítimo.

  • Ao entrar na página fraudulenta, a vítima se depara com várias opções de planos de assinatura do streaming e uma contagem regressiva, reforçando a urgência;
  • Clicando em qualquer uma das opções, um formulário é aberto, solicitando dados pessoais e disponibilizando o Pix como opção de pagamento;
  • Selecionando a transferência instantânea, o site gera um QR Code para o pagamento, direcionado à conta de uma assessoria jurídica, conforme o relatório;
  • Concluído o processo, o usuário terá repassado dados sensíveis e dinheiro para os golpistas e não verá qualquer modificação em sua assinatura.

Os golpistas usam a técnica typosquatting, com pequenas alterações no endereço do site, substituindo ou adicionando caracteres para enganar os usuários, conforme relata o pesquisador de segurança, Daniel Barbosa.

O que fazer se receber o email falso da Netflix?

Se você receber uma mensagem enviada pelo serviço de streaming, verifique o endereço de email do remetente e desconfie do conteúdo, principalmente se há informações transmitindo urgência em resolver problemas e sugerindo clicar em links.

Também é recomendável evitar clicar em links recebidos de forma passiva, verificar o domínio do site com atenção, revisar informações de pagamento e usar ferramentas de segurança em seu dispositivo. Outra dica é procurar a Netflix, por meio de seus canais oficiais de contato, para confirmar se há realmente algum problema em sua assinatura.

Matheus Ferreira
Matheus Ferreira
Estudante de jornalismo, o pelotense Matheus Ferreira escreve notícias sobre economia, segurança, cotidiano e saúde.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS