Você já se perguntou qual é o masculino de capivara? “Capivaro”? “Capivário”? Nada disso! A resposta correta surpreende e envolve uma curiosidade linguística interessante.
De acordo com a professora Margarete Xavier, autora de Língua Portuguesa do Fibonacci Sistema de Ensino, o nome do animal é um substantivo epiceno. Isso significa que a mesma palavra é usada tanto para o macho quanto para a fêmea (e a diferenciação de gênero ocorre com o uso de especificadores, como em “capivara macho” e “capivara fêmea)”.
LEIA MAIS:
- “Bobbie Goods”: entenda o fenômeno que conquistou o Brasil
- Elon Musk será deportado? Trump diz que vai “dar uma olhada nisso”
- Silent Hill 1 Remake será diferente do original; Entenda
Origem da palavra capivara
A palavra vem do tupi-guarani: mais precisamente de “kapii’gwara”, uma junção de “ka’pii” (capim) e “gwara” (comedor). Ou seja, o significado literal é “comedor de capim”. Curiosamente, o “w” indígena tem som de “v”, o que deixa a pronúncia original muito próxima da atual.
Outras curiosidades sobre capivara
Além da dúvida sobre o masculino, há mais curiosidades envolvendo o maior roedor do mundo (tanto na natureza quanto na língua portuguesa):
- Coletivo: o correto é “manada”, assim como para outros animais de grande porte;
- “Capivarada”: no xadrez, o termo é usado informalmente para se referir a erros cometidos por iniciantes. Provavelmente surgiu por associação ao jeito desajeitado das capivaras;
- Apesar de ser um substantivo feminino, a palavra capivara se mantém a mesma para ambos os sexos, com a distinção feita pela adição de “macho” ou “fêmea”.

Exemplos de uso correto da palavra
- A capivara fêmea anda seguida por seus filhotes.
- Um grupo de capivara macho subia a encosta.
- Capivaras são criadas em cativeiro na fazenda do meu tio.
- Quantas capivaras macho apareceram na chácara hoje?