Imagens fortes e emocionantes estão circulando nas redes sociais e mostram o momento em que crianças fogem desesperadas da Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação, no norte do Rio Grande do Sul, após um ataque violento cometido por um adolescente de 16 anos, na manhã desta terça-feira (8).
No vídeo, é possível ver as crianças correndo pela rua em pânico. Poucos segundos depois, uma moradora da vizinhança abre os portões de sua casa e acolhe os estudantes, que entram rapidamente no pátio em busca de abrigo. A atitude da mulher foi fundamental para garantir a segurança imediata das vítimas, enquanto o socorro ainda era aguardado.
🔴 MOMENTOS DE TERROR | Vídeo mostra crianças fugindo de ataque em escola de Estação, no RS.
— Agência GBC (@AgenciaGBC) July 8, 2025
Moradora abriu portão e abrigou os alunos.
📲 Assista o vídeo e veja os detalhes na reportagem: https://t.co/j6r1h2hA9E#Estação #RioGrandeDoSul #Escola #Notícia #Urgente pic.twitter.com/oxzP3xG0rq
LEIA MAIS:
- Caixa Tem libera Pix de R$ 4.500 para cada CPF; Como solicitar?
- SUS vai ofertar Implanon; Método previne gravidez por três anos
- Passagem de ônibus entre Canoas e Nova Santa Rita ficará mais cara
Estação: Vídeo mostra crianças fugindo de ataque em escola no RS: Ataque chocou a cidade
O adolescente, que era conhecido na comunidade, entrou na escola carregando um facão. Ao ter sua entrada liberada, ele foi até uma sala de aula e atacou três crianças. Infelizmente, uma das vítimas, Vitor André Kungel Gambirazi, de 9 anos, não resistiu aos ferimentos.
Uma das vítimas segue em estado grave, tendo sido encaminhada para um hospital em Erechim, onde passou por cirurgia. Uma terceira criança também foi ferida e permanece sob observação médica.
Ação rápida evitou mais tragédia
Logo após o ocorrido, o agressor foi contido por populares e foi apreendido pela Brigada Militar (BM). A Polícia Civil investiga o caso e tenta apurar as motivações do adolescente, que até agora não foram reveladas.

A cena registrada no vídeo tem repercutido em todo o estado e gerado comoção. A atitude da moradora, que mesmo em meio ao caos se dispôs a ajudar, tem sido elogiada como um exemplo de solidariedade em meio ao horror.
Escola permanece fechada
Em razão do episódio, a Escola Maria Nascimento Giacomazzi está com as aulas suspensas por tempo indeterminado. A Prefeitura de Estação informou que está oferecendo apoio psicológico às famílias e reforçando a segurança nas demais instituições de ensino da cidade.
Nota Oficial da Prefeitura de Estação
“A Administração Municipal de Estação informa que as aulas em todas as escolas da rede municipal de ensino estão suspensas por tempo indeterminado.
Estamos com toda a nossa equipe mobilizada, prestando apoio e assistência contínua a todas as famílias e à comunidade escolar neste período.”