O Zoológico de Sapucaia do Sul enfrentou um surto de gripe aviária e, por isso, ficou fechado por quase dois meses. O foco da gripe foi encerrado e o local já tem data para reabertura.
Nesta terça-feira (8), quase um mês após o surto de gripe aviária ser contido em ambientes comerciais do país, o foco da doença no Zoológico foi encerrado.
LEIA MAIS:
- Nova variante da Covid-19 é confirmada
- Estação: saiba o que aconteceu com adolescente que atacou escola
- Morre idoso de 72 anos preso por abusar sexualmente de neta de criação em Canoas

O anúncio foi feito pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), após vistoria da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).
Saiba quando irá reabrir o Zoológico de Sapucaia do Sul
O foco da gripe aviária havia sido identificado no dia 16 de maio, há quase dois meses, quando já estava fechado de forma preventiva há dois dias.
Desde a data de identificação do foco da doença no Zoológico de Sapucaia do Sul, o espaço esteve fechado ao público e operou com restrições à movimentações de aves.
168 aves silvestres morreram em razão da doença.
Nos últimos 30 dias, foram registrados apenas cinco óbitos relacionados à influenza aviária. Já são 14 dias sem registros de mortes ou animais com sintomas no parque.
Reabertura do Zoológico
O Zoológico de Sapucaia do Sul reabrirá ao público no dia 31 de julho. O parque irá oferecer ingressos gratuitos aos visitantes.
O monitoramento segue de forma permanente, conforme os protocolos estabelecidos para a prevenção e o controle da gripe aviária em locais de risco.
A Seapi reforça que a população pode contribuir com a vigilância sanitária, informando casos de aves silvestres com sintomas neurológicos, dificuldade para voar ou encontradas mortas, por meio do sistema e-Sisbravet e pelo WhatsApp (51) 98445-2033.