Após semanas de tempo firme, o Rio Grande do Sul pode estar prestes a registrar novos episódios de chuva. De acordo com análises de meteorologistas, a estabilidade climática no Estado tem os dias contados. A previsão é que uma nova frente fria se aproxime do território gaúcho a partir da próxima quarta-feira (16).
A mudança no tempo, no entanto, será rápida. A frente fria prevista perde força já na quinta-feira (17), segundo os especialistas. Até lá, o tempo segue firme na maior parte das regiões, permitindo que a população gaúcha aproveite uma sequência de dias secos (algo que se tornou raro desde as chuvas que atingiram o Estado nas últimas semanas.)
LEIA MAIS:
- Novo laudo pericial faz revelação chocante sobre Juliana Marins
- Nova variante da Covid-19 é confirmada
- Anvisa proíbe venda de molho de alho, polpa de fruta e azeite, saiba quais
Veja quando a chuva deve retornar ao Rio Grande do Sul: nova instabilidade pode chegar no dia 21
Apesar da rápida passagem da frente fria na próxima semana, os meteorologistas monitoram a formação de uma nova área de instabilidade no dia 20 de julho, com previsão de atingir o Sul do Estado na segunda-feira (21). A previsão ainda está sob análise, já que se trata de um cenário mais distante (o que aumenta as chances de mudanças nos modelos climáticos.)
“Não há como prever com 100% de precisão o comportamento do clima com tantos dias de antecedência”, alertam os especialistas.
Após junho de chuvas extremas, RS entra em fase de trégua
O mês de junho foi marcado por grandes volumes de chuva no Rio Grande do Sul, que resultaram em alagamentos, deslizamentos e preocupações com os níveis dos rios em diversas regiões. Agora, com o retorno de dias mais secos, os gaúchos podem respirar com um pouco mais de alívio.
Contudo, o monitoramento climático segue em alerta, principalmente após a declaração de um meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que participou do programa Timeline, da Rádio Gaúcha. Ele afirmou que o mês de agosto deve registrar chuvas intensas novamente.

Atenção
Mesmo com a previsão de tempo firme nos próximos dias, o cenário ainda exige atenção. A palavra de ordem, segundo os meteorologistas, é vigilância constante, já que o clima pode mudar de forma repentina, como o Rio Grande do Sul tem vivenciado com frequência nos últimos meses.