Uma nova massa de ar frio no Rio Grande do Sul começou a ingressar no estado nesta quarta-feira (16) e deve provocar noites geladas, geadas pontuais e sensação térmica baixa em várias regiões do Sul do Brasil, segundo a MetSul Meteorologia.
Embora o resfriamento não seja tão intenso quanto o registrado no final de junho, o fenômeno vai derrubar as temperaturas a partir do fim da tarde, especialmente em cidades da Fronteira Oeste como Uruguaiana, Barra do Quaraí e Quaraí.
O que esperar da massa de ar frio no Rio Grande do Sul?
Diferente das massas de ar polar anteriores, esta não é considerada intensa. Além disso, o episódio será de curta duração e com abrangência limitada. Ainda assim, o frio será sentido de forma significativa, principalmente entre a noite desta quarta e a manhã de domingo (21).
Durante a quinta-feira (17), o avanço da massa de ar frio deve alcançar todo o estado, derrubando as temperaturas para marcas entre 10ºC e 13ºC à tarde na maioria dos municípios gaúchos. Em diversas cidades, os termômetros podem marcar menos de 10ºC mesmo no meio da tarde.
LEIA MAIS:
- Banco Central anuncia Pix extra para brasileiros
- Caixa tem: app recebe importante atualização, saiba o que muda
- Bolsa Família é pago com valor adicional
A presença de um centro de baixa pressão na costa também trará ventos moderados com rajadas, o que aumentará a sensação de frio, tornando o ambiente ainda mais gelado.
Quando o frio será mais intenso?
As madrugadas mais geladas devem ocorrer entre sexta (18) e domingo (20), com destaque para sábado (19), que deve registrar os menores índices de temperatura.
- Na maioria dos municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, as mínimas devem variar entre 5ºC e 10ºC.
- Nos Campos de Cima da Serra e no Planalto Sul Catarinense, os termômetros podem marcar 0ºC ou até temperaturas negativas.
Geada está confirmada
A chegada da massa de ar frio no Rio Grande do Sul também vai provocar formação de geada nos três estados do Sul do país. No entanto, o fenômeno não será tão forte nem tão amplo quanto o registrado no evento extremo do fim de junho.
- Na madrugada de sexta, a geada deve ocorrer mais a Oeste.
- No sábado, o fenômeno se espalha para um número maior de cidades.
- Já no domingo, com o enfraquecimento da massa de ar, a ocorrência de geada deve diminuir.

Frio será passageiro
Apesar do impacto imediato, os meteorologistas reforçam que o frio será breve. A tendência é de aquecimento gradual a partir do final de semana, com tardes mais agradáveis, embora as noites sigam frias devido à atuação do ar seco.