22 C
Canoas
16 de julho de 2025

Motoboy morto em Canoas será homenageado

O projeto busca estabelecer um marco simbólico de conscientização

Foi aprovado o projeto de lei que homenageia o motoboy Guilherme da Silva, morto no trânsito em janeiro deste ano em Canoas. O projeto denomina a mudança de nome da Rua 42C, no bairro Guajuviras, que agora levará o nome da vítima.

A proposta é de autoria do vereador Ezequiel Vargas (PL).

LEIA MAIS:

Motoboy morto em Canoas será homenageado

A votação contou com a presença de familiares, amigos, colegas de profissão e representantes de movimentos pela paz no trânsito.

Em silêncio respeitoso, muitos seguravam pequenos patos de borracha, que é um símbolo que passou a representar a mobilização organizada pela mãe de Guilherme desde sua morte, ocorrida em 31 de janeiro, quando ele foi atropelado de forma deliberada por um motorista, na divisa dos bairros Jardim Atlântico e Guajuviras.

“Hoje não se trata apenas de um projeto. Não é mais uma rua que vamos batizar em nossa cidade”, afirmou o vereador Ezequiel, emocionado. “Quem se lembra do acidente sabe o impacto dessa história. E a mãe do Gui… a voz dela é eterna. Por isso optamos por não exibir o vídeo aqui, em respeito a ela.” Durante a fala, o parlamentar relembrou o momento em que soube do crime, ainda durante uma sessão da Câmara. “Vários colegas se colocaram à disposição, foram até a manifestação em frente à delegacia. Foi ali que me veio à memória quem era o Gui e quem era o Fran. Meus pais são pastores, e a gente já tinha caminhado junto. Essa dor também foi sentida pela minha família.”

O projeto busca estabelecer um marco simbólico de conscientização, um lembrete permanente sobre os riscos da violência no trânsito e a necessidade de atitudes mais empáticas e responsáveis por parte dos condutores.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS